Perseverança na Evolução

Planta & Raiz lança disco ressaltando a resiliência do povo brasileiro

Julia de Camillo Publicado em 12/08/2017, às 18h42 - Atualizado às 18h43

Zeider fala de luta, mas mantém o otimismo
Divulgação

Um dos maiores nomes do reggae nacional, o Planta & Raiz escolheu a realidade da população brasileira como tema do novo disco, Exército Delirante. É um retrato “da galera que está ralando, sonhando sempre com uma condição social, cultural e financeira melhor”, explica o compositor e vocalista Zeider.

No sexto álbum de inéditas cheio da carreira (sem contar trabalhos ao vivo, EPs e um disco de releituras em dub), o Planta segue apresentando uma visão otimista da vida, mas pé no chão: admite os desafios enquanto ressalta a força do brasileiro. “Eu acho que a grande mensagem é esta: perseverar, não deixar que a ideia de melhorar se torne uma utopia”, defende Zeider. “A nossa realidade nós mudamos todo dia, e a música é fundamental para tocar as pessoas, para plantar sementes de amor e evolução.”

O álbum traz uma diferença importante: após anos se encarregando de todas as etapas da criação dos próprios trabalhos, a banda contou com a ajuda do renomado produtor Daniel Ganjaman. “Ele é um maestro. Chegou com a ideia de manter a essência da banda, mas com um ponto de vista de como trazer o reggae gringo para a nossa música, e assim fazer essa mistura. A presença dele foi fundamental”, exalta. Outra aposta é a fusão entre o rap e o reggae: Haikaiss e Oriente contribuem nas faixas “Exército Delirante” e “Selva de Concreto”, respectivamente. Para Zeider, é importante estabelecer não apenas uma conexão entre gerações mas também “um link dos estilos e da vibe, tudo junto”.