Discografia U2: um passeio pelas quatro décadas de legado essencial da banda

Jornada sonora do U2 começou no tempo do pós-punk, visitou as tradições da música irlandesa e dos Estados Unidos e marcou terreno com o experimentalismo eletrônico e dançante

Paulo Cavalcanti Publicado em 16/12/2017, às 10h42

Jovens Guerreiros
The Edge e Bono em 1987 no show de abertura da turnê de The Joshua Tree, no campus  da Arizona State University

Ver Galeria
(15 imagens)

O público brasileiro teve, em outubro de 2017, uma nova chance de ver ao vivo a banda irlandesa formada por Bono (vocal), The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria). O U2 veio com a turnê que celebra os 30 anos do clássico álbum The Joshua Tree, com quatro shows lotados realizados no Estádio do Morumbi, em São Paulo. O quarteto também finalizou recentemente um trabalho de estúdio, Songs of Experience, lançado no dia 1º de dezembro.

Assim, este é o momento ideal para lembrar a jornada sonora do U2, iniciada há quase quatro décadas. Os músicos começaram no tempo do pós-punk, visitaram as tradições da música irlandesa e dos Estados Unidos e marcaram terreno dentro do experimentalismo eletrônico e dançante. Hoje, são embaixadores do classic rock, ocasionalmente revisitando o que já fizeram antes. Em meio à embalagem sonora do U2, encontram-se mensagens ora políticas, ora espirituais, sempre comentando os meandros da experiência humana dentro da sociedade moderna.

Veja a discografia selecionada e comentada do U2 na galeria acima