Pulse

Um Novo Jeito de Relaxar

Milhares de pessoas buscam diariamente por vídeos de ASMR. Muita gente acha bizarro, mas tem mais gente ainda que só consegue dormir dando play nos sussurros, tilintadas e outras técnicas

Anna Mota Publicado em 16/01/2018, às 23h54 - Atualizado em 17/01/2018, às 00h15

ASMR

Ver Galeria
(16 imagens)

Chá, maracujá e banho morno são ingredientes bons para combater o estresse, certo? Para a internet, errado. É só fazer uma busca que outro antídoto contra a insônia e o cansaço virá aos montes: o ASMR. A sigla Autonomous Sensory Meridian Response (em português, Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) designa um fenômeno biológico caracterizado por agradáveis sensações de formigamento causadas por estímulos visuais, auditivos e cognitivos. Virtualmente, youtubers do Brasil e do mundo atingem milhões de pessoas com vídeos que abusam da criatividade para provocar tal estado. Bater repetidamente as unhas, sussurrar, fazer carinho na câmera e até fingir ser médico, esteticista ou um personagem de série (“ASMR Stranger Things” traz 150 mil resultados) faz parte dos métodos utilizados.

Sweet Carol

406 mil seguidores

Com 387 mil seguidores, Mariane Carolina Rossi (ou Sweet Carol) é referência no ASMR brasileiro. A youtuber tem vídeos com mais de 1 milhão de visualizações, como o “Tuc Tuc, Sk Sk, Shhh, Suco Suco, Câmera Brush, Hand Movements, Binaural”. O nome pode soar esquisito, mas é apenas a transcrição dos barulhos que faz e do tipo de microfone utilizado no clipe. São 3,9 mil comentários, a maioria pedindo mais vídeos no mesmo estilo, mas Carol explica que o ASMR não é para todos. “Depende da resposta sensorial. Por exemplo, quem tem misofonia [intolerância a pequenos barulhos] fica angustiado.”

http://bit.ly/2hIpG3Z

Gaúcha ASMR

160 mil seguidores

Camila Klein ingressou no universo dos vídeos de relaxamento há nove meses, mas é antiga conhecedora dos efeitos do ASMR. “Quando descobri os vídeos, foi um susto! Não imaginava que outras pessoas sentiam o mesmo que eu”, relembra. Para levar a novidade a mais pessoas, fez um vídeo explicativo que testa a sensibilidade do espectador a partir de 15 métodos. Em 37 minutos (já assistidos 925 mil vezes), ela penteia os cabelos, mastiga uma maçã e dá “atenção pessoal” a quem assiste, fingindo ser uma maquiadora.

http://bit.ly/2C6mWoQ

Monique Always

114 mil seguidores

O canal de Monique Antoneto começou há oito anos, com vídeos de dicas de beleza, cultura e viagens. Mas os temas ficaram para trás com a chegada do ASMR, que domina o site com mais de 100 gravações. Além dos registros centrados em barulhos suaves, chama atenção a grande quantidade de “role plays” (vídeos de interpretação). Monique encara papéis de benzedeira, pneumologista, barbeira, professora, nutricionista, melhor amiga, psicóloga e até da Bela, de A Bela e a Fera. Tudo em nome do relaxamento alheio.

http://bit.ly/2krsyTv

PARA TODOS OS GOSTOS

Canais gringos são especialistas em técnicas ousadas de ASMR

PHOENICIAN SAILOR

É um dos astros do “ASMR de terror”, nicho que promete instigar o relaxamento com narrativas assustadoras.

SAND TAGIOUS

Dedicado a vídeos em que moldes feitos de areia cinética colorida são cortados ou amassados lentamente. Relaxante?

ASMRTHECHEW

O negócio é comer: picles, maçã do amor, miojo. Há um vídeo da youtuber digitando e mascando chiclete por mais de uma hora.

LUZ, CÂMERA, ASMR

O que aconteceria se astros do cinema tentassem te relaxar enquanto são entrevistados? O YouTube responde

A revista norte-americana W decidiu tirar celebridades da zona de conforto com o universo ASMR. Em uma série de vídeos, atores são entrevistados e só podem responder aos sussurros. Eles também ganham objetos inusitados (sapatos, pães de forma e cintos de segurança) com o desafio de tirar um som deles. O resultado é hilário.

JAKE GYLLENHAAL

O astro faz confissões cômicas enquanto tenta se acostumar com o tom de voz baixo. Depois de tossir, ele questiona: “Ficou parecido com o som do mundo explodindo?”

KATE HUDSON

Parece que a atriz já comandava vídeos de ASMR há anos. Ela se diverte bastante mexendo em tecidos, tomando água com gás e usando tesouras.

CARA DELEVINGNE

Ela intercala sussurros em dois microfones para contar sobre como se preparou para interpretar dois personagens em Esquadrão Suicida.

CASA DO ASMR

Dá para se aventurar nessa experiência longe do computador

Em Nova York, a febre deixou o mundo virtual e ganhou uma casa. O Whisperlodge é um “spa de ASMR”, em que podem ser agendadas sessões personalizadas ou em grupo para atingir o chamado “orgasmo mental”. Em um apartamento do Brooklyn, quatro guias realizam atividades diversas com os interessados, desde pentear seus cabelos e amassar papéis até fazê-los caminhar de olhos vendados.

https://whisperlodge.nyc/