Pulse

Fluxo Bom

The Flow lança primeiro trabalho autoral

Fernanda Talarico Publicado em 07/07/2018, às 18h02 - Atualizado às 18h03

Todos Juntos
O The Flow trabalha com base na colaboração
Divulgação

Os integrantes do The Flow, formado em 2014, se conhecem desde a infância, já que cresceram juntos em Botucatu, interior de São Paulo. Ligando diferentes gostos musicais, eles criam o que chamam de “fluxo bom”, conceito que dá nome ao grupo e que também rege a energia de cada um para tocar. Inicialmente, ao se apresentarem ao vivo, tocavam apenas covers de The Black Keys, The Strokes e Arctic Monkeys, até que a conexão entre eles ficou mais forte, a ponto de inspirar a composição de material próprio.

A letra da música “On My Way”, primeiro trabalho autoral do quinteto, foi escrita pelo vocalista, Bruno Maffia, após o término de um namoro e é sobre encontrar o próprio caminho. Apesar de ter sido gerada a partir de algo tão pessoal, todos acrescentaram algo à faixa, respeitando o espírito colaborativo que guia o The Flow. “Vamos criando juntos, adicionando um pouco de cada um de nós”, conta o baixista, Thiago Barros. No clipe, o respeito ao trabalho coletivo fica explícito: o vídeo começa com uma cena que mostra todos os músicos do grupo – formado ainda por Felipe Tonsa (guitarra), Lucas Galitesi (guitarra) e Fábio Miyamoto (bateria) – fazendo batuque corporal em uma espécie de exercício de relaxamento. Não era parte do roteiro, mas o diretor gostou da interação entre eles e resolveu incluir a cena. Isso evidencia ainda mais a amizade entre os rapazes.

Em abril, o The Flow lançou o disco Summertime Dance, no qual, segundo os próprios integrantes, o processo de composição uniu e mixou influências de todos. Assim que ficou disponível digitalmente, o álbum passou a ser escutado por pessoas de diversos países. “É incrível saber que tem gente na Europa ouvindo nossa música”, comemora Barros. “O meio digital é maravilhoso para nós que ainda somos independentes. Não adianta só ter talento, tem que ser ouvido também.”