Temporada de Loucos

O supergrupo Mad Season ganha relançamento e pode voltar à atividade com novos integrantes

Paulo Terron Publicado em 15/03/2013, às 15h49 - Atualizado às 15h51

SUCESSO-SURPRESA (Da esq.) McCready, Baker, Staley e Martin na época do lançamento de Above, do Mad Season, em 1995
Divulgação

Em 1994, quando estava internado em uma clínica de reabilitação para dependentes, Mike McCready ouviu um som familiar: a música de Bob Dylan vinha de um dos quartos. “Fui até lá e comecei a conversar”, conta o guitarrista do Pearl Jam, que acabou amigo de John Baker Saunders, por acaso também músico. “Ele era engraçado, gostei do jeito dele. Eu disse: ‘E aí, quer ir para Seattle passar um tempo, formar outra banda e gravar umas músicas com o [vocalista do Alice in Chains] Layne Staley?’ Ele topou. Liguei para o Layne e ele também estava a fim.”

Com o reforço do baterista Barrett Martin (Screaming Trees), eles gravaram Above – disco que entrou na parada de sucesso norteamericana e vendeu meio milhão de cópias. “Foi algo que aconteceu muito rapidamente. Ficamos surpresos. Achávamos que seria uma recepção apenas ok, já que todos fazíamos parte de bandas de sucesso”, lembra McCready. O trabalho foi remasterizado recentemente e será relançado em abril deste ano, com faixas inéditas e registros ao vivo. “Gravamos músicas para um segundo disco, que seria chamado Disinformation. Os cantores nunca apareceram, então deixamos tudo de lado. Nunca pensei que aquelas faixas seriam lançadas.” Baker morreu em 1999, vitimado por uma overdose de heroína. Staley teve o mesmo fim em 2002. “Quando nos juntamos, estávamos todos tentando permanecer sóbrios”, conta McCready, para depois lamentar: “Alguns conseguiram, outros não”.

Ao reencontrar as fitas instrumentais no ano passado, McCready conversou com Martin, que sugeriu oferecer a Mark Lanegan a oportunidade de finalizá-las com letra e vocal. O cantor havia participado de Above como convidado. “O Mark escolheu três faixas das quais gostou, uma delas chamada ‘Locomotive’ – que é o single do relançamento –, ‘Black Book of Fear’, que foi um título dado por ele a uma música escrita pelo Peter Buck, e ‘Slip Away’.”

Ainda há mais material inédito que pode ver a luz do dia em breve. A dupla remanescente do Mad Season se juntou ao ex-Guns N’ Roses Duff McKagan para retrabalhar cerca de oito músicas da época do segundo disco, que agora estão completas. “E estamos procurando um cantor para colocar vocais em algumas dessas faixas antigas e outras novas que escrevemos”, diz o guitarrista, que também afirma não saber se usará o nome Mad Season no projeto, mas gostaria de ter Lanegan na voz. “Eu adoraria, mas não sei se ele gostaria ou tem tempo de fazer isso. Depende dele.” Por enquanto algumas dessas canções ganharam vocais gravados (à distância) por Jaz Coleman, do Killing Joke.