Os irmãos noruegueses do Ylvis conquistaram a internet com “The Fox”

Simon Vozick-Levinson | Tradução: Ligia Fonseca Publicado em 20/11/2013, às 14h06 - Atualizado às 14h07

Ylvis
Jon Furniss/ AP

Ser um astro viral pode ser desgastante. Pergunte a Ylvis, a dupla norueguesa cuja satírica e ridiculamente pegajosa “The Fox (What Does the Fox Say?)” teve mais de 120 milhões de visualizações no YouTube e chegou ao Top 10 da parada norte-americana. Na noite passada, os dois tocaram até as 2h30 da manhã em uma boate no Lower East Side, em Nova York; três horas mais tarde, apareceram em um programa de TV. “Estamos exaustos”, diz Bård Ylvisåker, tomando vinho branco com o irmão mais velho, Vegard, em um bar do hotel. “Só que bem felizes e exaustos.”

Os irmãos são famosos no país natal, onde o elogiado talk show deles, I Kveld med Ylvis, entrou recentemente na terceira temporada. “The Fox”, produzida pelos criadores de hits noruegueses Stargate (que trabalharam com Beyoncé e Rihanna), começou como um comercial para o programa. “Nossa ideia era fazer uma música pop sobre um assunto totalmente estúpido: o som que a raposa faz”, conta Vegard. “Tipo: ‘Desculpa, estragamos tudo!’”

Em vez disso, “The Fox” se tornou o maior sucesso de um artista norueguês nos Estados Unidos desde “Take On Me”, do a-ha, em 1985. “Você se acostuma com essas coisas doentias e inacreditáveis que estão acontecendo”, afirma Vegard. “Será assim – por um tempo. E depois alguém vai criar uma música sobre sapos na Alemanha, na semana que vem.”