Ode aos Vocais Femininos

Brian Wilson convoca Lana Del Rey, Zooey Deschanel e Kacey Musgraves para novo disco solo.

Jason Fine|Tradução: J.M. Trevisan Publicado em 13/08/2014, às 16h51 - Atualizado em 19/08/2014, às 14h45

Criando
M. Ward e Zooey Deschanel, que formam o She & Him, ao lado de Brian Wilson no estúdio.
Amber Sterling

Brian Wilson estava empenhado em compor músicas para um novo disco do Beach Boys quando a turnê comemorativa acabou por motivos contratuais, em 2012, e o cantor Mike Love seguiu com sua versão da banda. “Foi um choque”, conta Wilson. “Fiquei tão orgulhoso de como o grupo estava cantando. E aí acabou.”

Por um tempo, Wilson deixou a música de lado: “Eu estava compondo para os Beach Boys, então pensei: ‘O que vou fazer sem eles?’” Mas no ano passado ele teve a ideia de trazer convidados para terminar as faixas. Wilson amava trabalhar com cantoras desde o início da carreira do Beach Boys, por isso chamou algumas de suas vocalistas jovens favoritas para o estúdio Ocean Way, em Hollywood, incluindo Lana Del Rey, Kacey Musgraves e Zooey Deschanel. Frank Ocean fez um rap em “Special Love”, embora a canção permaneça inacabada e talvez não entre no álbum. Uma outra faixa com Nate Ruess, do fun., acabou se destacando mais. “Ele soa um pouco como meu irmão Carl”, diz Wilson.

As canções vêm das mais variadas fontes: “Summer Means New Love” é uma releitura de um instrumental do Beach Boys de 1965; “On the Island” é uma espécie de bossa nova com Zooey; e há até uma versão para o clássico da canção irlandesa “Danny Boy”, com participação de Jeff Beck. O guitarrista e Wilson haviam feito várias sessões de gravação juntos muito antes da ideia do disco, mas elas acabaram não indo para a frente.

“Last Song”, principal composição do álbum, é uma balada dolorosa gravada em duas versões – uma com o sombrio vocal de Lana Del Rey e outra com Wilson nos vocais principais. A música relata a tristeza dele ao saber da separação do Beach Boys. “De início, o tema era um amor perdido”, diz o coprodutor Joe Thomas. “Mas, depois que a turnê foi por água abaixo, passou a ser mais sobre

a oportunidade perdida por Brian e os rapazes de terminarem tudo com chave de ouro.”