23 anos do Google: Como se buscava termos pela internet antes dele?

Apesar de ser o principal, Google não foi o primeiro mecanismo de buscas online e diversos outros sites - inclusive brasileiros - surgiram antes dele

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/09/2021, às 18h02

None
Página inicial do Google (Foto: Scott Barbour/Getty Images)

Difícil imaginar fazer uma pesquisa no Século XXI sem utilizar o Google. O site é o principal mecanismo de buscas online e, além de ser prático e rápido, também apresenta diversas ferramentas e extensões. No entanto, nem sempre foi assim. Você já se perguntou como se conseguia uma informação na internet antes do surgimento do Google?

Apesar da popularidade, o Google não foi o primeiro site de buscas a ser inventado. No início dos anos 1990, os primeiros programas para pesquisa começaram a surgir, como Archie, criado pelo canadense Alan Emtage. Com poucos recursos, a ferramente localizava arquivos em sites públicos.

+++ LEIA MAIS: Letra de 'WAP', de Cardi B e Megan Thee Stallion, foi a mais buscada do ano no Google no Reino Unido

Em 1993, novos sites surgiram, como Wandex, que rastreava páginas utilizando os links delas para apresentar os resultados de busca. No mesmo ano, o Excite entrou no ar. Era uma versão mais "rústica" do que conhecemos hoje, pois bastava o usuário digitar um termo, para ele apresentar as páginas que continham essa palavra.

No ano seguinte, diversos sites que preparariam caminho para o Google foram desenvolvidos, como AltaVista, WebCrawler, Lycos, Infoseek e, claro, Yahoo!. Ao notar como ainda era muito difícil pesquisar informações online, os norte-americanos Jerry Yang e David Filo criaram o que seria uma grande empresa de tecnologia, o Yahoo!. A dupla também aproveitou a oportunidade para dar espaço a anunciantes e gerar uma renda através das pesquisas.

+++ LEIA MAIS: Os 10 filmes mais buscados pelos brasileiros no Google em 2020: De Pantera Negra a Parasita

No entanto, Brasil não ficou de fora na corrida pela criação do melhor serviço de buscas e, em 1995, Gustavo Viberti e Fábio de Oliveira criaram o Cadê?, site muito semelhante ao Yahoo!, principalmente pela divisão em categorias e por permitir propagandas, tanto que, posteriormente, foi comprado pela marca.

Foi somente em 1998 que o Google surgiu. Criado por Larry Page e Sergey Brin, estudantes da Universidade de Stanford, o site priorizava a relevância com base na quantidade de vezes que a página era listada em outros sites. 23 anos depois muito mudou, mas a premissa permaneceu a mesma.

+++ LEIA MAIS: De Big Brother Brasil ao Gambito da Rainha: As séries mais buscadas no Google em 2020

Uma das maiores empresas do mundo, o Google é o principal mecanismo de busca online atualmente e, apesar de outros sites competirem com ele, ainda será difícil desbancá-lo, principalmente com a quantidade de extensões e ferramentas que o site oferece utilizando a inteligência artificial. 

As informações são do Canaltech.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Google (@google)