4 curiosidades sobre Alfonso Herrera, o Miguel de Rebelde: apoio a Lula, embaixador da ONU e mais [LISTA]

Famoso pelo papel de Miguel em Rebelde, Alfonso Herrera também é conhecido pelo ativismo, assim como o interesse pela política brasileira

Camilla Millan Publicado em 28/08/2021, às 16h00

None
Alfonso Herrera (Foto: Gustavo Caballero/Getty Images)

Alfonso Herrera Rodríguez, também conhecido como Poncho, começou a carreira artística em 2002, no filme Amarte Duele. No entanto, o ator ganhou notoriedade com o papel do protagonista Miguel na novela mexicana Rebelde, responsável por popularizar internacionalmente o grupo musical RBD.

A música foi apenas um impulso na carreira do astro, quem participou de diversos outros trabalhos ao longo da carreira. O ator mexicano alcançou sucesso mundialmente com outras produções pós-Rebelde, como a série Sense8, da Netflix, e o aclamado filme mexicano El Baile de los 41.

+++LEIA MAIS: RBD: Ceará usa imagem do grupo em campanha de vacinação e irrita Christopher von Uckerman, Diego na novela

Mesmo com grandes produções, também ganha notoriedade quando o assunto é política. Um ávido comentarista da situação social e política no mundo — inclusive no Brasil — Poncho não tem receio em se posicionar nas redes sociais.

Para marcar o aniversário de 38 anos de Alfonso Herrera, o eterno Miguel de Rebelde, a Rolling Stone Brasil listou quatro curiosidades sobre o ator, produtor, cantor e filantropo mexicano; confira:

+++LEIA MAIS: Guerra dos fandoms: BTS e RBD lutam pelo primeiro lugar, e memes são hilários

Apoio à Lula

Alfonso Herrera acompanha de perto a situação política do Brasil, e inclusive faz diversas críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais. Quando se trata de políticos brasileiros, o artista tem um favorito: Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quando as condenações do presidente Lula relacionadas à Operação Lava Jato foram anuladas, Herrera publicou uma imagem ao lado do ex-presidente e da esposa Marisa Letícia, morta aos 66 anos em 2017.

+++LEIA MAIS: ‘Nunca tive tanta vontade de ser presidente’, diz Lula sobre eleições de 2022

A imagem foi feita em 2007, quando o grupo RBD fez turnê pelo Brasil. Os integrantes da banda, inclusive Herrera, foram recebidos por Lula e pela primeira-dama na época, Marisa Letícia, no Palácio da Alvorada.


Capoeira

Um dos passatempos favoritos de Herrera é praticar a capoeira — o que pode explicar parte dessa ligação do artista com o Brasil. Segundo o site Adoro Cinema, o artista tinha um professor brasileiro no México que o ensinou a lutar.

+++ LEIA MAIS: Empresário do RBD culpa pirataria por falta de músicas no streaming: 'Isso afetava a todos'


Pai de dois

Durante a quarentena, a esposa de Herrera, a jornalista Diana Vázquez, ficou grávida de Nico, segundo filho com o artista. A gravidez não foi anunciada nas redes sociais, e permaneceu mantida em segredo.

Preocupado com o assédio da imprensa e a qualidade de vida dos filhos — Daniel de quatro anos, e Nico de apenas alguns meses — Alfonso Herrera opta por não publicar o rosto das crianças nas redes sociais.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Alfonso Herrera (@ponchohd)

+++ LEIA MAIS: 5 motivos para qualquer um desejar a volta do RBD [LISTA]


Embaixador da ONU

A vontade de se posicionar politicamente também extrapola partidos. Herrera é conhecido pelo ativismo diante das mais diversas causas — e ganhou dois títulos de embaixador da ONU (Organização das Nações Unidas) pela atividade dentro e fora das redes sociais.

Em 2018, tornou-se embaixador da ONU Mulheres do México, em apoio a campanha “HeForShe”, que repudia a discriminação sofrida pelas mulheres. Dois anos depois, em 2020, tornou-se embaixador da boa vontade da Agência da ONU para Refugiados.

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Angelina Jolie: de dupla cidadania às tatuagens [LISTA]

Além de apoiar causas como igualdade de gêneros e refugiados, Herrera é defensor dos direitos LGBTQ+ e participa de campanhas efetivas em prol das mudanças climáticas e populações vulneráveis.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!