5 animes surpreendentes de terror e suspense: Another, Perfect Blue e mais [LISTA]

Os animes passam por diferentes vertentes do terror - e alguns até inspiraram produções de Hollywood, como Cisne Negro, por exemplo

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Itaici Brunetti) Publicado em 31/10/2021, às 17h00

None
Perfect Blue e Yamishibai: Histórias Japonesas de Fantasmas (Fotos: Reprodução / Madhouse / ILCA)

Com gêneros variados e diferentes tipos de animação, os animes são uma boa pedida para muitos momentos. Para os amantes do terror, há séries e filmes com temáticas e abordagens diversas; do suspense psicológico ao gore.

Alguns longas ocidentais, inclusive, se inspiraram nessas produções pelos enredos chocantes e bem construídos, como Cisne Negro (2010) e Réquiem para um Sonho (2000). Quer embarcar em jornadas assustadoras de animações japonesas? Separamos uma lista com animes de terror e suspense. Confira:

+++ LEIA MAIS: Rebuild of Evangelion: 5 motivos para assistir à conclusão da saga; dos personagens até evolução da animação [LISTA]


Mononoke (2007)

Cena de Mononoke. Vendedor de Remédios, homem asiático, está em primeiro plano, com duas pessoas aos lados esquerdo e direito dele.

A série é um spin-off de Ayakashi: Samurai Horror Tales (2006) e possui apenas 12 episódios. Ambas têm como ponto de partida uma peça criada no século XVIII por Nanboku Tsuruya IV, mas Mononoke (2007) foca em um personagem conhecido como Vendedor de Remédios.

O visual é único, com cenários coloridos e surrealistas. Isso colabora para o terror da série, deixando o público deslumbrado e assustado enquanto assiste às batalhas do protagonista contra os espíritos “mononoke.” Para combatê-los, é necessário compreender as motivações deles - metáforas para valores e medos humanos - o que torna a jornada do Vendedor de Remédios mais filosófica. 

+++ LEIA MAIS: 5 filmes de Hollywood 'acusados' de copiar animes: De Rei Leão a Cisne Negro [LISTA]


Perfect Blue (1997)

Animação de mulher adulta, asiática, sorrindo e segurando um microfone.

Próximo do suspense psicológico, Perfect Blue (1997) mostra uma jovem em busca de fama. Ela, no entanto, se depara com os próprios demônios e alucinações, se perdendo na carreira de cantora e atriz. Em grande parte do filme é difícil saber se assistimos à realidade ou a um sonho da protagonista Mima Kirigoe. Algumas cenas de gore acrescentam camadas de horror ao longa.

Aclamado pela crítica, com mais de 80% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme dirigido por Satoshi Kon inspirou produções norte-americanas. Alguns exemplos são Réquiem para um Sonho (2000) e Cisne Negro (2010), ambos de Darren Aronofsky. O diretor, inclusive, comprou os direitos do filme japonês e recriou uma cena do anime no longa de 2000.

+++ LEIA MAIS: 4 animes para maratonar em um final de semana na Netflix [LISTA]


Serial Experiments Lain (1998)

Animação de adolescente asiática. Ela possui diversos cabos conectados ao rosto e está com os olhos curvados.

Futurista e com temática cyberpunk, Serial Experiments Lain (1998) leva o público a refletir acompanhando a jornada de Lain, uma menina introspectiva. O primeiro dos 13 episódios da série mostra uma das colegas de classe da protagonista, Chisa, se suicidando - um choque em contraposição às cenas anteriores, paradas e silenciosas.

O contato com algo similar ao sobrenatural, mas explorado pela internet, ocorre quando Chisa fala com os amigos da escola por e-mail. A explicação está em conceito chamado “Wired,” responsável pela comunicação entre pessoas e máquinas sem a necessidade de uma interface. O anime ganha contornos de terror psicológico conforme as barreiras entre real e virtual desaparecem.

+++ LEIA MAIS: 4 animes incríveis para assistir no Amazon Prime Video [LISTA]


Another (2012)

Animação de dois jovens parados lado a lado. Eles usam uniforme escolar. Ao fundo, céu em coloração laranja.

O anime acompanha estudantes de uma escola, onde Misaki Yomiyama morreu 26 anos antes. Sakakibara, protagonista da série, foi transferido para a turma sem saber do mistério escondido pelos colegas. Ele se interessa por Misaki Mei, uma menina fria, quem guarda distancia das outras pessoas e, possivelmente, um segredo.

Com animação moderna, suspense e uma sequência de mortes macabras, Another (2012) é um prato cheio para quem gosta de um terror simples e cheio de sustos. Com 12 episódios, a série também é perfeita para assistir de uma só vez.

+++ LEIA MAIS: Magia e terror: 5 motivos para assistir Dorohedoro, novo vício entre os animes da Netflix


Yamishibai: Histórias Japonesas de Fantasmas (2013)

Animação do contador de histórias. Há várias pessoas sentadas observando. Ao fundo, céu em tom alaranjado.

A animação de Yamishibai: Histórias Japonesas de Fantasmas (2013) faz referência ao kamishibai (teatro de papel, em português); método japonês de contar histórias com pinturas. Assim, não há muita movimentação nas cenas, e esse formato incomum torna as cenas de terror mais inusitadas. 

O enredo dos mais de 80 episódios adapta contos famosos e lendas urbanas do Japão. Tudo começa com a apresentação do narrador kamishibai - um homem idoso responsável por contar as histórias de fantasmas. Apesar das cinco temporadas, o anime possui episódios curtos e bastante instigantes.

+++ LEIA MAIS: 5 filmes de terror dos anos 1980 que mereciam um remake: Halloween III, Acampamento Sinistro e mais [LISTA]