Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Batman: O Cavaleiro das Trevas foi um dos filmes mais injustiçados no Oscar, diz Spielberg

Segundo Steven Spielberg, Batman: O Cavaleiro das Trevas deveria ter recebido indicação ao Oscar 2009 de Melhor Filme

Redação Publicado em 25/01/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Batman: O Cavaleiro das Trevas (Foto: Divulgação / Warner) e Steven Spielberg (Foto: Frazer Harrison / Equipe)
Batman: O Cavaleiro das Trevas (Foto: Divulgação / Warner) e Steven Spielberg (Foto: Frazer Harrison / Equipe)

Um dos destaques do Oscar 2023 com Os Fabelmans, o icônico diretor Steven Spielberg concorre com dois blockbusters nas principais categorias. Segundo o cineasta, essa inclusão de filmes mais populares na premiação é algo ótimo, mas deveria ter acontecido em 2009, quando Batman: O Cavaleiro das Trevas foi indicado, principalmente, em categorias técnicas, mas ficou fora de Melhor Filme.

Vale lembrar como, até 2009, a premiação indicava apenas cinco filmes na categoria principal. A partir de 2010, o evento passou a reconhecer 10 produções em Melhor Filme. No Oscar 2009, O Cavaleiro das Trevas foi indicado em Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som e Efeitos Especiais, mas ganhou em Melhor Edição de Som e Melhor Ator Coadjuvante.

+++LEIA MAIS: Oscar 2023: Jamie Lee Curtis celebra indicação ao prêmio: 'Sempre me senti uma estranha'

Já no Oscar 2023, Os Fabelmans concorre em Melhor Filme com Nada de Novo no Front, Os Banshees de Inisherin, Elvis, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, Tár, Triângulo da Tristeza, Women Talking e os blockbusters Avatar: O Caminho da ÁguaTop Gun: Maverick.

Durante entrevista ao Deadline, Steven Spielberg falou sobre Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, enfim, reconhecer filmes mais populares. "Estou realmente encorajado por isso," afirmou o diretor.

+++LEIA MAIS:Oscar 2023: Conheça os indicados à Melhor Canção Original – Lady Gaga, Rihanna, Mitski e mais [LISTA]

"Chegou tarde para o filme que deveria ter sido indicado há vários anos, O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan," continuou Spielberg. "Esse filme teria definitivamente conquistado uma indicação de Melhor Filme hoje, então ter esses dois sucessos de bilheteria solidamente apresentados na lista dos 10 melhores é algo que todos nós deveríamos comemorar."