Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Black Mirror: como "San Junipero" é mencionado na nova temporada?

Segundo episódio do sexto ano da série tem easter egg de um dos episódios favoritos de Black Mirror

"San Junipero", um dos episódio favoritos de 'Black Mirror', ganhou easter egg na sexta temporada (Reprodução)
"San Junipero", um dos episódio favoritos de 'Black Mirror', ganhou easter egg na sexta temporada (Reprodução)

Estreia da semana da Netflix, Black Mirrorvoltou após quatro anos para sua sexta temporada. Cercada de expectativa, a série tem cinco novos episódios com novos atores como Salma Hayek (Frida), Michael Cera (Barbie), Zazie Beetz (Atlanta) e Aaron Paul (Better Call Saul). Porém, a notícia de um easter egg tem chamado atenção dos fãs por relacionar-se especificamente com um dos episódios favoritos dos fãs, "San Junipero".

ATENÇÃO: Alerta para spoilers a partir desse ponto.

A menção em questão acontece no segundo episódio da nova temporada, "Loch Henry". Nele, um jovem casal viaja a uma cidade escocesa para gravar um documentário sobre o roubo de ovos. Por lá, eles descobrem outra história, sobre um assassino violento que aterrorizou a comunidade anos atrás.

"Loch Henry", novo episódio de Black Mirror (Reprodução)
"Loch Henry", novo episódio de Black Mirror (Reprodução)

Diante da situação, Davis (Samuel Blenkin) e Mia (Myha'la Herrold) discutem sobre um impasse ético diante da história recém-descoberta. Ele acredita que o tema é apelativo e "cafona", enquanto ela decide ir atrás do tema, ultimamente convencendo-o a juntar-se no projeto. Juntos, eles desenvolvem uma série chamada Loch Henry: Truth Will Out, que logo chama atenção de produtores.

O episódio então avança para o futuro, quando o projeto de ambos é indicado ao BAFTA por Melhor Série Baseada em Fatos Reais. Dentre os indicados, estão outras produções - incluindo uma chamada Euthanasia: Inside Project Junipero ("Eutanásia: Por Dentro do Projeto Junipero").

"Loch Henry", novo episódio de Black Mirror (Reprodução)
"Loch Henry", novo episódio de Black Mirror (Reprodução)

Essa curta menção logo chamou atenção dos fãs de Black Mirror, que o associaram imediatamente ao episódio da terceira temporada da série, "San Junipero". Nele, Yorkie (Mackenzie Davis) e Kelly (Gugu Mbatha-Raw) vivem um relacionamento na cidade idílica de San Junipero.

Logo se descobre que a comunidade não existe: ela é, na verdade, um projeto de realidade simulada que permite a pessoas idosas, doentes e mortas a se projetarem jovens e saudáveis dentro do mundo virtual. Ao fim, o público descobre que Yorkie está paralisada e decide pela eutanásia, para viver permanentemente na simulação.

Por seu tom otimista - diferente das muitas histórias distópicas de Black Mirror, "San Junipero" tornou-se um dos episódios favoritos dos fãs. Mais que isso, porém, é um reforço do roteiro em direção às relações entre episódios, que é uma proposta específica desta sexta temporada. Apesar de manter o formato de episódios independentes, este sexto ano da produção propõe alguns cruzamentos pontuais entre eles.

Black Mirror está disponível na Netflix.