Brooklyn Nine-Nine: Por que série acabou na 8ª temporada?

Segundo Screen Rant, existem dois motivos principais para o fim da série na 8ª temporada

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/10/2021, às 11h59

None
Elenco de Brooklyn Nine-Nine (Foto: Divulgação/Fox)

Uma das séries de comédia mais queridas dos últimos anos, Brooklyn Nine-Nine conquistou diversos fãs ao longo das oito temporadas. Porém, NBC surpreendeu ao anunciar como o oitavo ano seria o último. Porém, existem alguns motivos para essa decisão do canal, segundo informações do Screen Rant.

Vale lembrar como esse foi o segundo cancelamento da produção estrelada por Andy Samberg. Em 2018, Fox anunciou o fim da série na quinta temporada, mas NBC resgatou e deu continuidade. Então, qual o motivo da rede abandonar a série após apenas três temporadas?

+++LEIA MAIS: Brooklyn Nine-Nine: Última temporada teve 'muito choro nas horas erradas,' diz Andy Samberg

Segundo Screen Rant, existem dois motivos para essa decisão. O primeiro é um clássico entre os cancelamentos: audiência. Apesar do aumento de audiência da produção na NBC, os números das temporadas posteriores caíram. O primeiro episódio da 6ª temporada teve uma média de 3,11 milhões de telespectadores.

Na temporada seguinte, teve uma queda significativa para 2,69 milhões. Como Screen Rant relembrou, essa foi a classificação mais baixa da história de Brooklyn Nine-Nine, e ultrapassou a 5ª temporada, quando era produzida pela Fox, na qual alcançou 2,71 milhões de telespectadores.

+++LEIA MAIS: Brooklyn Nine-Nine - 4 curiosidades sobre a série: Melissa Fumero dançarina, inspiração de Scully e Hitchcock e mais [LISTA]

Além disso, os protestos Black Lives Matter contra a brutalidade policial chamaram atenção internacional em junho de 2020 - e levaram diversos questionamentos sobre como a mídia retrata a polícia. Desde então, muitos canais se afastaram das produções centradas na polícia, as quais costumam ser apelidados de "copaganda" (algo como "propaganda policial"), porque mostram a polícia de uma maneira positiva e identificável.

Embora Brooklyn Nine-Nine tenha tom progressista, com histórias responsáveis por criticar como a polícia lida com violência e corrupção, diversos telespectadores não viam dessa maneira, de acordo com Screen Rant. A 8ª temporada veio com a promessa de lidar com essas questões delicadas ao concluir a série.

+++LEIA MAIS: Brooklyn Nine-Nine: Como foi o último dia de filmagens? Melissa Fumero responde

Porém, diferente da Fox, NBC cancelou a série antes da 8ª temporada ser escrita. Ou seja, produtores e roteiristas tiveram tempo para pensar em um encerramento adequado para os personagens.