Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bruce Lee pode ter morrido por beber muita água, diz estudo

Segundo estudo de cientistas, dieta de Bruce Lee pode ter sido fundamental para a morte precoce do astro

Redação Publicado em 22/11/2022, às 08h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruce Lee em O voo do dragão (Foto: Reprodução)
Bruce Lee em O voo do dragão (Foto: Reprodução)

Um dos grandes nomes da arte marcial e dos filmes de ação, Bruce Lee morreu prematuramente, em 20 de julho de 1973, aos 32 anos. Agora, novo estudo de cientistas pode ter descoberto como o icônico astro pode ter morrido por beber muita água, segundo informações do NME.

Na época, a causa da morte de Lee foi definida como edema cerebral. Isso aconteceu graças a uma reação ao tranquilizante meprobamato, o qual fazia parte de um analgésico chamado Equagesic que o artista tomou antes de falecer.

+++LEIA MAIS: Quentin Tarantino rebate críticas sobre cena de Bruce Lee em Era Uma Vez em… Hollywood: 'Chupem um p**'

Em artigo publicado por cientistas no Clinical Kidney Journal, sugeriram como o edema do astro foi causado por hiponatremia, condição na qual o corpo retém muita água e passa a ter baixo nível de sódio no sangue. "Em outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee," afirmaram.

Além disso, os cientistas apontaram diversos fatores, como a dieta de Bruce Lee na época, a qual incluía muitos sucos e bebidas proteicas, assim como o uso de maconha (responsável por aumentar a sede): "Em resumo, Lee tinha múltiplos fatores de risco que predispunham à hiponatremia resultante da interferência nos mecanismos de homeostase da água que regulam tanto a ingestão quanto a excreção de água."

Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água. Ironicamente, Lee tornou famosa a frase 'seja água, meu amigo,' mas o excesso de água parece tê-lo matado.

+++LEIA MAIS: A infância da lenda das artes marciais: leia capítulo da biografia Bruce Lee - Uma Vida