Chaves: Florinda Meza quer série na TV novamente: 'Meu coração está triste'

Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda, pretende entrar com ação legal para trazer Chaves às telas

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 16/03/2022, às 09h42

None
Florinda Meza em Chaves (Foto: Reprodução / Televisa)

Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda, foi contra interrupção da exibição de Chaves (1971) na televisão. Segundo a atriz e viúva do criador e protagonista da série, Roberto Bolãnos, decisão da família do ator não é justa.

"Meu coração de Chapolin está triste, porque Chaves não é visto nas telas de um mundo tão carente de riso e alegria,” afirmou no Twitter na última segunda, 14 (via Estadão).

+++ LEIA MAIS: Atriz de Dona Florinda, Meza desabafa sobre fim de exibição de Chaves: ‘Golpeia a memória’

Quando decisão do filho de Bolãnos, Roberto Goméz Fernandez, foi anunciada, em agosto de 2020, Meza também se posicionou contrariamente e alegou não ter sido convidada para negociações: “Chespirito [nome original da produção] já é um programa cultuado. Faz parte do DNA dos latinos, nós o carregamos na memória genética."

Além disso, a pandemia deveria incentivar exibição do programa, segundo a atriz: “Isso vai contra seus próprios interesses comerciais, porque neste momento queremos ver tudo o que nos lembra um mundo melhor.”

+++ LEIA MAIS: Dona Clotilde, a Bruxa do 71 de Chaves, lutou contra a ditadura e era ‘antifa’

"Se dependesse de mim, o show nunca teria saído das telas. Por isso estou agora no meio de uma briga legal para que a vontade do meu Rober seja respeitada e para que o programa volte às telas,” completou sobre possível ação judicial para reverter situação da sitcom na televisão.

Chaves fora da televisão

Chaves e Chapolin (1973) deixaram de ser exibidos em julho de 2020 em pelo menos 20 países. Os direitos, antes pertencentes à emissora mexicana Televisa, viraram alvo de disputa com família de Roberto Bolãnos. O SBT, que transmitia produção no Brasil, também interrompeu exibição.

+++ LEIA MAIS: Um ano sem Roberto Bolaños: relembre dez frases marcantes de Chaves e Chapolin Colorado

Segundo Roberto Goméz Fernandez, Televisa não concordou em pagar renovação. O filho de Bolãnos afirmou trabalhar para transmitir séries na televisão novamente “em breve” (via TV Pop).