Doctor Who: Ncuti Gatwa viverá primeiro Doutor gay da série

A informação foi confirmada por Neil Patrick Harris, que integra o elenco da 14ª temporada da produção. Entenda!

Redação Publicado em 03/08/2022, às 17h00

None
Fotografia do ator Ncuti Gatwa, de Sex Education (Foto: Reprodução/ @ncutigatwa)

Em maio deste ano, o ator Ncuti Gatwa confirmou que será o mais novo protagonista da próxima temporada de Doctor Who. Agora, em entrevista à Variety, o ator Neil Patrick Harris veio à público para revelar que o 14º Senhor do Tempo interpretado por Gatwa será gay.

Substituindo Jodie Whittaker, Ncuti entra para o elenco de Doctor Who após seu sucesso em Sex Education, da Netflix. O ator é o primeiro protagonista negro na história da série britânica de ficção científica produzida pela BBC.

+++LEIA MAIS: Doctor Who: Ator de Sex Education será o novo protagonista

A notícia sobre a sexualidade do 14º Senhor do Tempo vem pouco depois da atriz Yasmin Finney confirmar que sua personagem na próxima temporada de Doctor Whoserá trans. A jovem conhecida por seu papel em Heartstopper, também da Netflix, foi confirmada como parte do elenco da produção de ficção científica ainda em maio.

Juntos, Ncuti Gatwa e Yasmin Finney farão história no programa, já que representarão, respectivamente, o primeiro protagonista abertamente gay da série e a primeira companheira trans do Doutor. Ainda assim, é importante pontuar que a representatividade LGBTQIA+ existe no show desde que Russell T. Davies o assumiu em 2005.

+++LEIA MAIS: Doctor Who: Atriz de Heartstopper, Yasmin Finney entra para elenco da série

Nesse sentido, segundo o site CBR, pode-se citar a escalação de John Barrowman, um ator gay, para o papel do Capitão Jack Harkness, primeiro companheiro pansexual do 9º Doutor, interpretado por Christopher Eccleston. Em seguida, veio a atriz bissexual Pearl Mackie como Bill Potts, a companheira lésbica e negra do 12º Doutor de Peter Capaldi — escalada por Steven Moffat, ela quebrou o padrão de mulheres heterossexuais no seriado.

Por fim, Chris Chibnall decidiu que a personagem da 13ª Doutora, interpretada por Jodie Whittaker, seria mais flúida em termos de gênero. Para completar, sua companheira muçulmana, Yasmin "Yaz" Khan (Mandip Gill), era queer e, com o passar da temporada, passou a se sentir cada vez mais atraída pela 13ª Senhora do Tempo, ainda segundo o CBR. 

Não é novidade, portanto, que os responsáveis pela série têm testado diversos tipos de representatividade na produção ao longo dos anos. Por isso, inclusive, a expectativa sobre os personagens de Ncuti Gatwa e Yasmin Finney são ainda mais altas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Yasmin Finney (@yazdemand)

 

+++LEIA MAIS: Doctor Who: Hugh Grant responde rumores sobre papel principal na 14ª temporada da série


Doctor Who

Transmitida pela primeira vez em 1963, a série já teve diversos protagonistas e vem conquistando gerações desde então. Sua nova fase deverá ser lançada apenas em 2023 e, enquanto isso, os fãs brasileiros de Doctor Whopodem acompanhar as temporadas 11 a 13 disponíveis no catálogo da Globoplay. Relembre a chegada da 13ª Doutora: