Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Edward Norton descobre que é descendente de Pocahontas

Protagonista do recém-lançado 'Glass Onion: Um Mistério Knives Out', Edward Norton foi surpreendido por sua árvore genealógica na última terça-feira, 03

Redação Publicado em 04/01/2023, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edward Norton em tapete vermelho da Netflix (Foto: Getty Images)
Edward Norton em tapete vermelho da Netflix (Foto: Getty Images)

Em 1995, o mundo conheceu uma versão da história de Pocahontas através da famosa animação da Disney. Na última terça-feira, 03, então, o ator Edward Norton descobriu que, curiosamente, é um dos descendentes da nativa americana nascida por volta do ano 1594 e integrante do povo Powhatan.

Famoso por seus papéis em Clube da Luta e no recém-lançado Glass Onion: Um Mistério Knives Out, da Netflix, Norton participou do episódio de estreia da 9ª temporada da série Finding Your Roots. Lançada em 2012, a produção documental busca apresentar o “livro da vida” de diversos artistas.

+++LEIA MAIS: Entre Facas e Segredos 2: Glass Onion é sobre Elon Musk, dizem fãs

Foi assim que, convidado pela série, Edward Norton descobriu que Pocahontas é sua 12ª bisavó. Durante o programa, o apresentador Henry Louis Gates Jr. revelou que, segundo diversas pesquisas, a linhagem de Norton remonta diretamente ao colono John Rolfe, inglês que se casou com a indígena — isso sem contar ancestrais como um soldado da Guerra Civil e um ex-ativista trabalhista pró-sindicato.

Isso é o mais longe que você pode ir, a menos que [eu] seja [descendente de] um viking”, brincou o ator. “Faz você perceber que você é um pequeno pedaço de toda a história humana.”

+++LEIA MAIS: O real motivo para Edward Norton ter sido demitido e substituído por Mark Ruffalo no MCU

Além de descobrir a identidade de alguns de seus mais antigos ancestrais, Norton ainda descobriu que seu terceiro bisavô, John Winstead, já teve escravos, segundo revelado pelo censo de 1850 da Carolina do Norte. “A resposta curta é que essas coisas são desconfortáveis ​​e você deveria se sentir desconfortável. Não é um julgamento sobre você e sua própria vida, mas é um julgamento sobre a história deste país e precisa ser reconhecido antes de tudo, e então precisa ser enfrentado”, afirmou ele.

Filha do antigo chefe da tribo Tsenacommacah, Pocahontas foi capiturada por colonizadores britânicos em 1613, logo depois que os estrangeiros chegaram ao território onde ela vivia, que mais tarde se tornaria Jamestown, na Virgínia. Já entre os ingleses, a indígena casou-se com o plantador de tabaco John Rolf no dia 5 de abril de 1614 — e deu à luz o pequeno Thomas em janeiro de 1615.

Shakespeare morreu em 1616, só para colocar a data em perspectiva”, explicou Henry Louis Gates Jr., ao comentar o casamento da indígena com o britânico, segundo a US Magazine. “Pocahontas morreu em março de 1617, em Grave's End, na Inglaterra, e John Rolfe morreu por volta de março de 1622.”

+++LEIA MAIS: Pocahontas, Cleópatra e mais: 7 personalidades históricas que Hollywood errou ao retratar nas telonas

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!