Elliot Page recebeu ameaça de morte após anunciar transição de gênero

Elliot Page anunciou que era transgênero em dezembro de 2020 - e revelou que sofreu transfobia desde então

Redação Publicado em 01/06/2022, às 17h32

None
Elliot Page (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Elliot Page, conhecido pelos papéis em Juno (2007) e Umbrella Academy (2019), revelou, em entrevista à Esquire, que sofreu ameaça de morte após anunciar sua transição de gênero — e contou que a transfobia é muito mais intensa do que a homofobia. 

“Não esperava que fosse tão grande [a repercussão]. Em termos de qualidade real da resposta, foi o que eu esperava: amor e apoio de muitas pessoas e ódio e crueldade de tantas outras. Eu me assumi gay em 2014 e é diferente. A transfobia é tão, tão, tão extrema. O ódio e a crueldade são muito mais incessantes,” contou o artista. 

+++LEIA MAIS: O que acontecerá com Vanya, de Umbrella Academy, depois da transição de gênero de Elliot Page?

Durante a entrevista, Page relembrou um dia que um homem começou a xingá-lo na rua, chegando a afirmar que iria o matar. “Eu só queria atravessar a rua e não conseguia. Havia trânsito. Ele era tão alto, eu não poderia fazer nada fisicamente. Se eu falasse algo, ele poderia me retaliar. Se eu desse meia-volta, ele poderia fazer outra coisa. Então fiquei parado olhando para frente. Eu corri, estava sozinho. Entrei em uma loja de conveniência e ele falou: ‘É por isso que preciso de uma arma’.”

Infelizmente, Page lidou diretamente com a transfobia, mas isso não tirou a felicidade do ator em finalmente “parecer consigo mesmo.” “Eu sei que pareço diferente para os outros, mas para mim, estou apenas começando a me parecer comigo mesmo. É indescritível... E graças a Deus aqui estou. Então, a maior alegria é apenas poder se sentir presente, literalmente. Sair com um grupo de pessoas novas e poder me envolver de uma forma que eu não tenha a sensação constante de fugir do meu corpo, essa sensação interminável de ansiedade e nervosismo,” finalizou.

+++LEIA MAIS: Umbrella Academy temporada 3: elenco, estreia e tudo que sabemos sobre série da Netflix [LISTA]

Mais sobre Elliot Page 

Elliot Page começou a atuar em peças escolares aos quatro anos, mas conseguiu o primeiro papel de destaque apenas em 2005, no filme Menina Má.com. Depois, acumulou produções de sucesso, e recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar por Juno (2007). Em dezembro de 2020, o ator anunciou que era transgênero, passou a adotar pronomes masculinos ou neutros e mudou o nome para Elliot — desde então, tornou-se uma das vozes mais reconhecidas da comunidade LGBTQ+.