Elon Musk é eleito a Pessoa do Ano de 2021 pela revista Time

Fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk recebeu o título de Pessoa do Ano nesta segunda, 13 de dezembro

Redação Publicado em 13/12/2021, às 12h50 - Atualizado às 12h51

None
Elon Musk (Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images)

Bilionário, fundador da Testa e SpaceX, Elon Musk é, oficialmente, a Pessoa do Ano de 2021. A revista Time elegeu o empresário com o título nesta segunda, 13 de dezembro, após publicação da edição.

Conforme noticiou a Folha de S. Paulo, não é novidade ver Elon Musk nos holofotes. O empresário é, atualmente, considerado o homem mais rico do mundo. Segundo a Bloomberg, ele acumula uma fortuna impressionante de US$ 266 bilhões — mas não é apenas o dinheiro que impressiona.

+++LEIA MAIS: 5 cientistas que participaram de The Big Bang Theory: De Elon Musk a Stephen Hawking [LISTA]

Musk está à frente de diversos projetos inovadores, principalmente quando se trata de explorar (e colonizar) o espaço. Com a SpaceX, ele foi um dos pioneiros no turismo espacial e conseguiu fazer, em setembro, a primeira viagem fora do planeta Terra com uma tripulação formada apenas por civis.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por TIME (@time)

A revista Time comentou sobre a ambição do bilionário (via Folha): "Ele põe satélites em órbita e coloca rédeas no sol; ele dirige um carro que ele criou que não usa gasolina e quase não precisa de um motorista. Com um estalar de seus dedos, o mercado de ações dispara ou desmaia. Um exército de devotos paira sobre cada uma de suas declarações. Ele sonha com Marte enquanto cavalga a Terra, indomável e [com seu] queixo quadrado."

+++LEIA MAIS: Fundador da Tesla, Elon Musk é a pessoa mais rica do mundo

Com a Tesla, empresa que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, Musk também conseguiu reinventar a indústria automotiva: “Nossa intenção com a Tesla sempre foi servir de exemplo para a indústria automobilística e esperar que eles também façam carros elétricos para que possamos acelerar a transição para a energia sustentável”, disse o empresário em entrevista à revista.

Críticas a Musk

Apesar das diversas contribuições para a pesquisa sobre o espaço, o setor automobilístico e diversas outras áreas, Elon Musk também é alvo de críticas. Conforme lembrou a Folha de S. Paulo, o domínio da economia espacial pelo bilionário é preocupante para muitos. 

+++LEIA MAIS: Será possível ouvir música por um chip implantado no cérebro? Elon Musk aposta que sim

O chefe da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), por exemplo, pediu que os líderes do continente não facilitem a ambição do empresário, advertindo que Musk está "criando regras".