Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em Casa com os Gil: Documentário exalta a família, o amor e poder da arte sem glamour de reality [REVIEW]

Em Casa com os Gil mostra o retrato real da família multifacetada brasileira, mantendo a essência poética e afetuosa Gil

Emanuela Lemes (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 24/06/2022, às 12h20 - Atualizado em 30/05/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família Gil Moreira - Família Gil (Foto: Reprodução/Prime Video)
Família Gil Moreira - Família Gil (Foto: Reprodução/Prime Video)

Em Casa com os Gil surgiu de uma conversa. Um desejo. Um plano jogado ao vento, sem expectativa alguma de retorno. Com a chegada dos 80 anos de um dos precursores da Música Popular Brasileira, cheio de vivências e saberes, como honrar o legado de Gilberto Passos Gil Moreira?

O resultado é simples: uma turnê internacional inédita, que reunirá todas as gerações dos Gil no palco pela primeira vez. A ideia veio de Preta Gil, de uma antiga vontade de tocar ao lado do pai pela Europa, lugar onde o cantor também viveu em exílio.

+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil resgata álbum perdido gravado em Nova York em 1982; confira

Não fosse a pandemia, a esta hora teríamos diversos momentos da família para assistir no Prime Video, mas as restrições sanitárias de COVID-19 levaram ao adiamento do projeto. A solução foi confinar a família durante 15 dias na região serrana do Rio de Janeiro para então, escolher as canções do repertório e iniciar os ensaios da turnê Nós, A Gente, que começará no domingo, 26 de junho.

Durante a seleção, Flora Gil, Bela Gil, Preta Gil, Flor Gil, Nara Gil, João Gil, Francisco Gil, Bem Gil, José Gil, Marília Gil, Maria Gil, Bento Gil, JP Demasi, Mariá Pinkusfeld e Mãeana enaltecem uma pequena parte da ampla obra do patriarca, sempre com o sentimento de gratidão por aprenderem a ter 'curiosidade pelo mundo através de sua arte'.

+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil revela ter entendido o racismo na adolescência: ‘Idade quase adulta’

De início, a rotina, a interação e os conflitos entre eles parecem caminhar para um reality. Em meio às discussões sobre privada entupida, futebol e pequenos desentendimentos, também existe muita história envolvida - dando palco para diálogos e lembranças relevantes da vida de Gilberto Gil.

Seguindo as experiências de cada membro da família, temas como o racismo, saudade, cultura, influências, formação da família, criação dos filhos e até pressão estética feminina permeiam e mostram, genuinamente, o cuidado e o afeto entre o laço fraternal.

+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil é eleito à cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras

Seja a 'atração natural pelos elementos que mudam o estado de consciência' ou pelo interesse em 'evocar a ancestralidade africana na presença humana do Brasil', tantos os fãs como aqueles que desconhecem a história de Gil terão um fascínio e admiração pela lírica em torno de todas as suas facetas, regida pela música e sua prole.

Repleto de pura emoção, sensibilidade musical e olhares íntimos sobre a convivência familiar, Gil agradece a herança dos pais e avós pela educação, sempre procurando passar adiante os ensinamentos da família, mostrando ao espectador como sua poesia perpetua as gerações da família de maneira sutil, sem perder a individualidade de cada um, ensinando a vivência do ser. 

+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil fala sobre política no Brasil: 'Nossos representantes precisam ser substituídos'

Nas palavras de Gil, "a vida acontece por sorte, por castigo, por acaso". Seja qual for a opinião do público, com certeza sua família e a cultura brasileira tem sorte em ter sua arte, levando seu talento para além de sua pessoa. 

Sou resultado de uma criação muito apurada por parte de meu pai, minha mãe, minha avó, minha tia, e não tive como evitar que isso fosse naturalmente o modo seguinte, o modo próximo da minha nova família - Gilberto Gil

Processo criativo de Em Casa com os Gil

Andrucha Waddington, diretor e idealizador da produção, disse que os episódios funcionam como um prequel, já que a ideia inicial era mostrar os bastidores da turnê. Além disso, na visão do cineasta, a série mostra ao público como a arte e a cultura são importantes para uma nação, sendo 'um produto da resistência do audiovisual'.

Os realities, em geral, vão tentando puxar muito nas coisas não muito legais. Aqui, de alguma maneira, o que sobressaltava era - o que para mim é - um exemplo. É uma família que abraça a diversidade, que tem tolerância, que tem nosso reinador [Gilberto Gil] que acolhe a todos. Em Casa com os Gil é uma prova de que, mesmo em pandemia, não tem nada que pare a nossa luz.

+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil convida a neta, Flor, para estreia em Festival

Durante a coletiva, Gil reconheceu os desafios de construção e criação audiovisual do reality, em que os produtores tiveram como missão captar imagens, sons, músicas e conversas que fossem interessantes para o público, "focalizando numa família, uma personalidade conhecida, com uma inserção pública como eu, os filhos, os netos".

A Head de Conteúdo Brasileiro do Amazon Studios, Malu Miranda, confirmou a segunda temporada do doc-reality, que será intituladaViajando com os Gil, registrando os bastidores da turnê que a família Gil vai fazer na Europa. A nova leva de episódios esta prevista para o dia 30 de junho de 2023.

Em Casa com os Gil  está disponível no catálogo da Amazon Prime Video a partir desta sexta-feira, 24 de junho. Assista ao trailer aqui: