Emmy 2021 entrega principais prêmios para atores brancos após apostar em diversidade nas indicações

Todas as 12 categorias de atuação foram vencidas por atores e atrizes brancos

Redação Publicado em 20/09/2021, às 12h00

None
Estatueta do Emmy (Foto: Kevork Djansezian/Getty Images)

Mesmo com aposta em diversidade nas indicações, Emmy 2021, 73ª edição do evento mais importante da televisão, entregou principais prêmios para atores brancos, esnobando artistas não-brancos. Das 12 categorias de atuação, entre elas de comédia, drama e minissérie, todas premiaram pessoas brancas.

"Vem com muita pressão, ser negro, apresentar um trabalho como este," brincou o apresentador Cedric the Entertainer no início da transmissão. "Meu povo, esperam que eu possa simplesmente dar um prêmio a qualquer um. Os negros dizem: 'Ei, Ced, vamos lá cara, você precisa dar um Emmy para Martin Lawrence. Não apenas a Martin, Ced, você precisa dar um para Sheneneh [Jenkins, personagem de Lawrence] também."

+++LEIA MAIS: Debbie Allen recebe homenagem merecida nos Emmys e acaba ovacionada; assista

Como Hollywood Reporter apontou, considerando como diversas vitórias eram esperadas - principalmente nas categorias de comédia, como os atores de Ted Lasso e Jean Smart, protagonista de Hacks -, o falecido Michael K. Williams foi esnobado ao perder para o ausente Tobias Menzies.

Além disso, alguns pensaram como as duas indicações de The Crown para Melhor Atriz em Série de Drama se anulariam, levando ao Emmy histórico para MJ Rodriguez, de Pose, quem teria sido a primeira artista transgênero a vencer em uma categoria de atuação principal. Outros próximos marcos precisarão esperar por mais um ano.

+++LEIA MAIS: Emmy 2021: todos os ganhadores da premiação de séries e TV

Mesmo com esforço dos produtores do Emmy se esforçarem para manter a cerimônia diversa, os primeiros vencedores não-brancos da noite apareceram uma hora depois do início, com Ali Barthwell, Greg Iwinski e Mark Kramer, três escritores negros da equipe de 14 roteiristas de Last Week Tonight with John Oliver.

Na marca de 1 hora e 52 minutos, RuPaul foi o primeiro vencedor do Emmy não-branco a discursar, após levar Melhor Reality Show de Competição por RuPaul's Drag Race. Essa vitória representou o 11º Emmy da carreira do artista, fazendo-o ultrapassar o cineasta Donald A. Morgan como vencedor negro mais condecorado da premiação.

+++LEIA MAIS: Emmy 2021: As 4 melhores séries do ano - The Crown, Mare of Easttown e mais [LISTA]

Poucos minutos depois de RuPaul, Michaela Coel, criadora de I May Destroy You, foi a segunda de apenas três ganhadores do Emmy negros, e se tornou a primeira mulher negra a ganhar em Melhor Roteiro em Minissérie ou Telefilme. Debbie Allen, anunciada como homenageada do Governors Award de 2021 - foi a terceira.

"É preciso muita coragem para ser a única mulher na sala na maior parte do tempo," afirmou a icônica dançarina, coreógrafa, atriz, escritora, produtora e diretora. Foi a primeira mulher negra a receber o Governors Award desde o início dele em 1978. Também foi a segunda pessoa não-branca a recebê-lo, após Tyler Perry em 2020.

+++LEIA MAIS:Após vitória no Emmy 2021, Ewan McGregor diz que série de Obi-Wan Kenobi 'não decepcionará'