Euphoria: 5 vezes que a série referenciou filmes clássicos – Titanic, Romeu + Julieta e mais [LISTA]

A série Euphoria fez diversas referências a clássicos do cinema, seja de forma explicita ou em pequenos detalhes

Mariana Rodrigues Publicado em 27/02/2022, às 18h30 - Atualizado em 04/03/2022, às 14h37

None
Zendaya e Hunter Schafer em Euphoria (Foto: Reprodução / IMDb / A24 /HBO / 8FLiX)

Além de grandes atuações e figurinos impecáveis, Euphoria (2019) também é aclamada pela direção de arte que apresenta cenários e fotografia de tirarem o fôlego. A série da HBO tem uma estética que se tornou marca registrada do programa, desde a quebra da quarta parede até as referências a clássicos da cultura pop.

Desde a primeira temporada, Euphoria brinca com as cenas ao trazer pequenos Easter eggs de sucessos do cinema. Algumas vezes, as inspirações são bem claras, como na cena que remete a Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990), de Jules (Hunter Schafer) e Rue (Zendaya); em outras, as referências estão nos detalhes.

+++ LEIA MAIS: Euphoria: Alanna Ubach precisou improvisar por causa de Sydney Sweeney; entenda

O site Screen Rant reuniu algumas das principais referências a filmes clássicos feitas por Euphoria e nós listamos as principais. Confira:


Núpcias Reais (1951)

Logo no primeiro episódio há uma referência a Núpcias Reais quando Rue usa drogas no banheiro e, ao sair, as paredes estão girando e ela precisa se equilibrar para conseguir chegar ao final no corredor. Apesar de vários filmes utilizarem essa técnica, como A Origem (2010) e High School Musical 3(2007), Núpcias Reais foi um dos pioneiros na década de 1950.

+++ LEIA MAIS: Euphoria: Cena 'mais difícil' de Nate e Maddy levou 2 dias para filmar


Diário de um Adolescente (1995)

A cena de Rue em abstinência implorando na porta de Fez (Angus Cloud) por mais comprimidos é uma das mais angustiantes da primeira temporada. Quando a sequência foi ao ar, os fãs notaram como ela se parece com uma cena de Diário de um Adolescente, quando o personagem de Leonardo DiCaprio – que também é viciado – implora para mãe por mais dinheiro enquanto bate na porta descontroladamente.


Romeu + Julieta (1996)

No Halloween da primeira temporada, Jules se fantasiou de Julieta em Romeu + Julietae até reproduziu um beijo embaixo d’água com Rue, cena que aparece no segundo ato da peça de William Shakespeare.

+++ LEIA MAIS: Euphoria: Diretor corta cenas de Barbie Ferreira após desentendimento com atriz; entenda


Bonnie e Clyde (1967)

O quinto episódio da primeira temporada se chama BonnieeClyde e é de se esperar que ele faça referência ao famoso casal de criminosos. Ao acompanhar as investigações do incidente com Nate (Jacob Elordi) e Maddy (Alexa Demie), a trama mostra como, apesar da briga, o casal continua junto no final do próximo episódio, mostrando como eles não se importam com o que as pessoas pensam.


Titanic (1997)

Na segunda temporada, Jules e Rue interpretam vários casais famosos do cinema, entre eles Rose e Jack de Titanic. A cena levantou teorias entre os fãs, desde que Rue poderia morrer no final da temporada, já que ela interpretava Jack, até o simbolismo do sacrifício que ela fez por Jules na primeira temporada, que foi tentar parar de usar drogas.

+++ LEIA MAIS: Euphoria: 6º episódio cortou cena entre Jules e Maddy, revela Alexa Demie