Falta de diversidade em Friends foi 'produto do seu tempo,' diz Marta Kauffman

Marta Kauffman, uma das criadoras da série, falou sobre a falta de diversidade em Friends e como isso se relaciona ao período de exibição do programa

Redação Publicado em 19/07/2021, às 17h34

None
Elenco de Friends (Foto: Warner / Reprodução)

A falta de diversidade no elenco de Friends (1994) é um dos assuntos debatidos entre o público da série, principalmente atualmente. Marta Kauffman, uma das criadoras da sitcom, falou sobre a problemático em entrevista ao The History of the Sitcom, da CNN (via Omelete).

"[O elenco totalmente branco] foi, de certa forma, um produto do seu tempo, e também da minha própria ignorância," revelou. A criadora também comentou como nos anos 1990, a maioria das séries não tinha um elenco diverso: "Naquela época, havia séries negras e séries brancas. Não me lembro de muitas séries que eram inter-raciais."

+++ LEIA MAIS: 3 momentos icônicos da versão do elenco de Friends de ‘I’ll Be There For You’ [LISTA]

Kauffman disse que "escrevia apenas sobre o que conhecia," e assumiu o erro na falta de diversidade. O elenco principal de Friends era composto por Jennifer Aniston, Courteney Cox, Matthew Perry, David Schwimmer, Lisa Kudrow e Matt LeBlanc - todos brancos. As raras exceções da sitcom são algumas das namoradas de Ross. 

Durante painel no ATX TV Festival, em 2020, a criadora também falou sobre a situação e admitiu arrependimento nas escolhas: "Quem dera soubesse, naquela época, o que sei hoje. Teria feito as coisas diferente. Sempre encorajamos a diversidade na nossa empresa, mas não fiz o bastante na época."

+++ LEIA MAIS: 5 séries que merecem uma reunião: The Office, How I Met Your Mother e mais [LISTA]

A série foi ao ar entre 1994 a 2004 e se tornou uma das produções mais amadas de todos os tempos. O sucesso foi tanto que em 2021 o elenco se juntou para uma reunião especial. Todas as temporadas de Friends e Friends: The Reunion estão disponíveis na HBO Max

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por HBO Max Brasil (@hbomaxbr)

 


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL