Friends: Público chinês denuncia censura contra episódio LGBTQ+; entenda

Recentemente, a série Friends foi disponibilizada nas plataformas de streaming da China

Redação Publicado em 14/02/2022, às 14h26

None
Elenco de Friends (Foto: Divulgação/Warner Bros.)

Friends (1994) voltou para as plataformas de streaming chinesas na última sexta, 11, e ganhou repercussão nas redes sociais após o público local relatar que referências à comunidade LGBTQ+ foram censuradas. (Via Estadão)

Fãs da sitcom publicaram na plataforma Weibo que o segundo episódio da primeira temporada, "The One with the Sonogram at the End," foi editado e deixou de fora o arco da personagem Carol, declaradamente lésbica.

+++ LEIA MAIS: Pai de Matthew Perry atuou em Friends - e (quase) ninguém percebeu

Eu comparei este episódio e descobri que todas as falas referentes ao fato da ex-mulher de Ross, Carol, ser lésbica foram deletadas", escreveu um usuário. Mais tarde, as críticas também foram censuradas junto com a hashtag de protesto "Friends censurado."

Recentemente, a China alterou o final do clássico Clube da Luta(1999) e apagou as explosões finais, colocando no lugar a mensagem: "Através da pista fornecida por Tyler, a polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso a explosão da bomba. Após o julgamento, Tyler foi enviado para um asilo de lunáticos recebendo tratamento psicológico. Ele recebeu alta do hospital em 2012."

+++LEIA MAIS: 4 atitudes chocantes de Rachel em Friends [LISTA]

Friends

Sitcom criada por David Crane e Marta Kauffman, Friends foi ao ar de 22 de setembro de 1994 a 6 de maio de 2004 e contou a história de um grupo de amigos que vivia no bairro de Greenwich Village, em Nova York, com os atores Jennifer Aniston, Matthew Perry, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer.