Harry Potter: Críticos comentam ausência de J. K. Rowling em especial de 20 anos; entenda

Apesar de ter escrito a série de livros, J. K. Rowling não participou do especial de 20 anos de Harry Potter

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 02/01/2022, às 14h20 - Atualizado em 06/01/2022, às 17h07

None
J. K. Rowling (Foto: John Phillips / Getty Images)

Com a estreia de Harry Potter: Return to Hogwarts (2022) — especial de comemoração dos 20 anos desde Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) — neste sábado, 1 de janeiro, a franquia sobre o bruxo mais famoso do mundo voltou a chamar atenção. O elenco original retorna para discutir memórias nostálgicas e bastidores, mas a autora da saga original J. K. Rowling estará ausente da produção.

Autora da — considerada por alguns — maior série de livros do mundo, Rowling se tornou alvo de polêmicas e críticas desde 2020, quando fez uma série de publicações consideradas transfóbicas nas redes sociais. Apesar do "cancelamento" em fóruns públicos e a consequente exclusão de Harry Potter: Return to Hogwarts, muitos jornalistas defendem a participação dela no especial.

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Daniel Radcliffe se apaixonou por Helena Bonham Carter durante filmagens; entenda

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Harry Potter Film (@harrypotterfilm)

 

Carol Midgley, do jornal britânico The Times, defende que há um "ingrediente chave" faltando: Rowling. Ed Power, do The Telegraph, critica o especial dizendo que falta "um insight genuíno sobre Harry e o que encantou tantos leitores. Honestamente, apenas J. K. Rowling poderia ter oferecido esse tipo de insight."

Os únicos clipes com Rowling são vídeos de arquivo. Midgley também alegou que não ver a autora "descendo o Beco Diagonal com os atores que na época eram crianças reconhecendo que devem suas carreiras a ela, é uma omissão estranha." Outros defendem que a ausência é positiva, como Caroline Framke, da Variety: "Return to Hogwarts é esperto em enfatizar como as adaptações impactaram o mundo mais como filmes do que a visão de Rowling," escreveu.

+++LEIA MAIS: Harry Potter - Return to Hogwarts: Estreia, trailer, elenco e tudo que sabemos sobre especial de 20 anos na HBO [LISTA]


Harry Potter: Return to Hogwarts

Em 2021, a franquia Harry Potter ganhou muitas novidades. Ao completar 20 anos, em 14 de novembro, a saga anunciou uma reunião especial com o elenco original, além de ter seus filmes exibidos novamente nos cinemas, que estreou em 1 de janeiro de 2022 na plataforma de streamingHBO Max.

Além do trio original composto por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, também retornaram para Harry Potter: Rerturn to Hogwarts atores como Matthew Lewis (Neville Longbottom), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange), Robbie Coltrane (Hagrid), Ralph Fiennes (Voldemort), Gary Oldman (Sirius Black), Tom Felton (Draco Malfoy) e muitos outros. Confira o trailer abaixo:

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Quais eram os salários do trio de atores principal?