Harry Potter: Quadribol muda de nome após fala transfóbica de J. K. Rowling; entenda

Liga esportiva não quer ser afiliada à J. K. Rowling após falas transfóbicas da autora de Harry Potter

Redação Publicado em 21/12/2021, às 14h08

None
Na Tailândia, pessoas protestam contra transfobia de J. K. Rowling. Nos cartazes, lê-se: "Bruxas trans são bruxas" e "Bruxos trans são bruxos"(Foto: Lauren DeCicca/Getty Images))

Após falas consideradas transfóbicas de J. K. Rowling, autora de Harry Potter, a Liga de Quadribol dos EUA quer muda oficialmente o nome do esporte. Há décadas, o jogo mágico criado nos livros foi adaptado para a vida real, e ganhou ligas e campeonatos oficiais. Mas os esportistas querem se desvincular dos ideais pregados pela escritora.

De acordo com a Veja, alguns dos nomes pensados para a mudança são Quadball, Quadraball, Quidstrike, Quidball e Quicker. Em inglês, o jogo se chama "quidditch."

+++LEIA MAIS: Como J.K. Rowling pode estragar o legado de Harry Potter?

Os atletas publicaram um comunicado oficial, no qual declararam: “As ligas esperam que uma mudança de nome possa ajudá-las a continuar a se distanciar das obras de J.K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter, quem está cada vez mais sob escrutínio por suas posições anti-trans nos últimos anos."

Polêmica transfóbica

Embora J. K. Rowling faça comentários considerados transfóbicos há alguns anos, recentemente o assunto voltou à tona após mais um tweet preconceituoso. A autora, citando uma notícia sobre relatórios policiais citarem criminosos pelos gêneros definidos, e não pelo órgão genital, disse:

+++ LEIA MAIS: Harry Potter - Return to Hogwarts: Estreia, trailer, elenco e tudo que sabemos sobre especial de 20 anos na HBO [LISTA]

“Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força. O indivíduo com pênis que estuprou você é uma mulher.”