Hawkeye: Por que fãs da Marvel declararam boicote à série?

Os dois primeiros de Hawkeye (Gavião Arqueiro) estão disponíveis no Disney+

Redação Publicado em 25/11/2021, às 11h45 - Atualizado em 26/11/2021, às 16h21

None
Hawkeye (Foto: Divulgação/Marvel)

Os dois primeiros episódios de Hawkeye(Gavião Arqueiro, em português) chegaram ao Disney+ nesta quarta, 24 de novembro. No entanto, alguns fãs da Marvel declararam boicote à nova série do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) devido à falta de créditos aos criadores oficiais das histórias.

Segundo relata o E-Pipoca, fãs das HQs da Marvel usaram as redes sociais para promover um movimento de boicote à série de modo a apoiar os criadores oficiais dos quadrinhos. Recentemente, discussões acerca da baixa remuneração desses artistas em relação às adaptações para filmes ou séries tomaram força nas plataformas digitais. 

+++ LEIA MAIS: Gavião Arqueiro retratará culpa de Clint Barton pela morte de amigos; entenda

Um relatório do jornal britânico The Guardian, via NME, divulgado mais cedo neste ano e fundamentado em múltiplas fontes, afirma que a Marvel envia apenas um convite para a estreia e um cheque de R$ 26 mil aos artistas colaboradores responsáveis pelas obras adaptadas. 

Segundo o E-Pipoca, há uma série processos da Marvel contra famílias de diversos quadrinistas - um deles, o próprio Stan Lee -, que alegam que o estúdio apenas quer os direitos sobre os personagens.

+++ LEIA MAIS: Gavião Arqueiro: Qual futuro de Jeremy Renner no MCU após a série?

Agora, fãs da Marvel ficaram completamente decepcionados com a falta de créditos aos criadores de Gavião Arqueiro. A nova série do MCU é inspirada na narrativa de Matt Fraction e David Aja, com direito a uma abertura que reflete o traço de Aja para as HQs.

Devido à situação com Hawkeye (2021), muitas pessoas aderiram ao movimento de boicote à série em apoio aos criadores das histórias em quadrinhos e publicaram suas frustrações nas redes sociais. Veja:

+++ LEIA MAIS: Hawkeye: Versão de Gavião Arqueiro na série do MCU é diferente; entenda


Anteriormente, segundo o E-Pipoca, Aja afirmou que preferia receber em dinheiro pela criação dele para a Marvel, responsável por inspirar a série do MCU, e não ficar apenas com um "obrigado". Desde então, o artista ganhou a atenção dos fãs, que comentaram sobre a situação nas redes sociais.



"A influência, estilo e estética da arte de David Aja dentro de toda a série é tão forte, especialmente com os belos créditos de abertura e encerramento dos episódios. Por que diabos a Marvel não pagou e creditou a ele? Ele merece muito mais," escreveu um perfil.

+++LEIA MAIS: Gavião Arqueiro: Trailer, estreia, sinopse e tudo o que sabemos sobre a série da Marvel [LISTA]


Hawkeye, do Disney+

Lançada no dia 24 de novembro no Disney+, a série Hawkeye acompanha o herói após Vingadores: Ultimato. Enquanto tenta proteger a família e quitar dívidas do passado, o personagem conhece a jovem Kate Bishop (Hailee Steinfeld), uma grande fã que deseja se tornar uma heroína.