Hawkeye: Por que série é a menos assistida do MCU?

Screen Rant explica por que a nova série é a menos vista do Disney+ e com menos espectadores até então

Redação Publicado em 10/12/2021, às 16h18

None
Hawkeye (Foto: Divulgação/Marvel)

Hawkeye, série do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), que estreou os dois primeiros episódios no dia 24 de novembro, é a produção live-action exclusiva do Disney+ menos assistida se comparada aos lançamentos anteriores, WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal e Loki. Segundo o Screen Rant, há várias razões para isso; e o site listou as principais delas. 

Segundo dados disponibilizados pelo Samba TV, Hawkeyeenfrentou uma queda de 40% de audiência em relação a Loki, maior estreia do MCU no Disney+ até então. Conforme o site relata, as estatísticas do primeiro episódio apresentam uma média de 1,5 milhão de espectadores nos Estados Unidos. Já o segundo capítulo, somou 1,3 milhão. 

+++LEIA MAIS: Hawkeye: Por que fãs da Marvel declararam boicote à série?

O número apresentado pela série estrelada por Hailee Steinfeld e Jeremy Renner é 40% inferior à produção protagonizada por Tom Hiddleston. A estreia de Lokibateu a audiência de 2,5 milhões, superando Falcão e o Soldado Invernal, o qual somou 1,8 milhão de espectadores e WandaVision com seu público de 1,6 milhão no episódio de estreia. 

A estreia de Hawkeye, certamente, não era exatamente o que a Disney queria. Com um orçamento altíssimo e um dos maiores para o streaming, a série custou aproximadamente US$ 25 milhões por episódio.

+++ LEIA MAIS: Gavião Arqueiro retratará culpa de Clint Barton pela morte de amigos; entenda

Como pontua o Screen Rant, existem várias razões para a audiência de Hawkeye ser significativamente menor; com a primeira delas sendo o fato da série estar em uma escala menor do que outros títulos MCU, contando uma história mais íntima do personagem-título, Gavião Arqueiro, quem nunca foi o Vingador mais popular para um projeto solo. Por ser uma história menor, consequentemente, tem um impacto menor. 

As ameaças que Clint Barton (Jeremy Renner) enfrenta na série são relativamente pequenas em comparação aos conflitos anteriores dos Vingadores; o que também pode diminuir os espectadores. Em geral, o Screen Rant acredita que Hawkeye é simplesmente uma história menor ao ser assemelhada à grandiosidade costumeira da Marvel, mesmo nas séries live-actions. 

+++ LEIA MAIS: Gavião Arqueiro: Qual futuro de Jeremy Renner no MCU após a série?

Embora cada história exclusiva do Disney+ seja independente de uma perspectiva mais complexa, cada uma delas teve um impacto significativo no MCU. Falcão e o Soldado Invernal lida com as consequências diretas de Vingadores: Ultimato. WandaVision entregou um mistério de sitcom que permitiu o desenvolvimento profundo da Feiticeira Escarlate, e Lokitrouxe o Multiverso, que será refletido em múltiplos títulos futuros da Marvel. 

Como o próprio Gavião Arqueiro, a série é mais discreta. Como resultado, o impacto no MCU pode não se tornar totalmente aparente até a conclusão do seriado; até lá, a audiência deve continuar abaixo do esperado. 

+++ LEIA MAIS: Hawkeye: Versão de Gavião Arqueiro na série do MCU é diferente; entenda

Outro motivo ressaltado pelo Screen Rant é que quando WandaVisionestreou, os fãs aguardavam ansiosamente por conteúdo da Marvel devido à pandemia de covid-19, a qual afetou o cronograma do estúdio. Além disso, era a estreia de um título live-action exclusivo Disney+ e a abertura da Fase 4 do MCU

O Guardião Arqueiro também não tem a liderança mais forte. No episódio 2, por exemplo, KateBishop diz a Clint Barton que ele é o Vingador favorito dele. Ele responde dizendo: “Você está bem?”, reconhecendo que não é o mais popular da equipe. 

+++LEIA MAIS: Gavião Arqueiro: Trailer, estreia, sinopse e tudo o que sabemos sobre a série da Marvel [LISTA]

Apesar da falta de popularidade, a série merece mais espectadores, segundo pontua o Screen Rant. A produção contou com uma boa receptividade crítica, embora a história seja menor que outros projetos MCU.