James Michael Tyler: 3 momentos icônicos de Gunther em Friends - declaração para Rachel, sarcasmo com Porsche e mais [LISTA]

Considerado como o sétimo 'Amigo,' James Michael Tyler interpretou Gunther nas 10 temporadas da série - e colecionou cenas memoráveis

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 25/10/2021, às 08h58

None
James Michael Tyler como Gunther, em Friends (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Nas 10 temporadas de Friends, James Michael Tyler interpretou Gunther, funcionário da cafeteria Central Perk. O personagem não ganhava o mesmo destaque em relação aos seis atores principais - Courtney Cox (Monica), Matthew Perry (Chandler), David Schwimmer (Ross), Lisa Kudrow (Phoebe), Matt LeBlanc (Joey) e Jennifer Aniston (Rachel) -, mas teve diversos momentos icônicos no seriado.

Infelizmente, James Michael Tyler morreu aos 59 anos no último domingo, 24 de outubro, em decorrência de um câncer de próstata, contra o qual lutava desde 2018. "O mundo o conhecia como Gunther (o sétimo "Amigo"), da série de sucesso Friends, mas os entes queridos de Michael o conheciam como ator, músico, defensor da conscientização sobre o câncer e marido amoroso," comunicou a família do ator.

+++LEIA MAIS: Morre James Michael Tyler, o Gunther de Friends, aos 59 anos

A primeira aparição de Gunther na série no segundo episódio, intitulado "The One With The Sonogram." O personagem trabalhava no Central Perk e tinha nenhuma fala. Ele foi visto trabalhando na cafeteria no segundo episódio da primeira temporada. O primeiro diálogo veio no 33º episódio da produção - e foi apenas uma palavra: "Sim."

"Antes disso, eu tinha uma espécie de pressentimento de como Gunther dormia na parte de trás do Central Perk - no depósito. Mas não criei uma história de fundo totalmente formada para ele até muito mais tarde na série," relembrou Tyler (via BBC). Veja, abaixo, cinco momentos icônicos do ator em Friends:

+++LEIA MAIS: Friends: Finneas se inspira na série e saudades de tempos sem problemas em 'The 90s'; assista clipe


Paixão de Gunther por Rachel

Existem diversas cenas ótimas sobre a paixão de Gunther por Rachel, porque o traço principal da personalidade dele era a adoração absoluta pela personagem de Jennifer Aniston. Às vezes, o amor por ela escapava em algumas falas. Em outras ocasiões, o público ouve um monólogo em narração.

"O que Rachel vê nesse cara?", pensou consigo mesmo em um episódio enquanto sentava educadamente, enquanto ouvia uma das histórias de dinossauros de Ross. "Eu amo Rachel, gostaria como ela fosse minha esposa."

+++LEIA MAIS: Friends: Jennifer Aniston desabafa sobre reunião de elenco: ‘Foi brutal’


Sarcasmo com dirigir Porsche

Quando Joey encontrou chaves de um Porsche no Central Perk, inicialmente perguntou a Gunther se eram dele. "Sim, dirijo isso," o barista respondeu sarcasticamente. "Ganho quatro dólares por hora. Economizei por 350 anos." Essa interação funcionou como um trampolim para o resto da história do episódio, no qual Joey fingiu como o veículo era dele para impressionar mulheres.


Gunther se declara a Rachel

Enquanto Friends chegava ao fim, Gunther finalmente criou coragem para confessar os sentimentos por Rachel antes da partida dela para Paris. "Eu sei como você vai embora esta noite, mas preciso te dizer. Eu te amo. Eu... Não sei se isso muda seus planos? Mas você deveria saber," afirma o barista.

+++LEIA MAIS: Friends: Quem são os únicos personagens coadjuvantes que aparecem em todas as temporadas?

Emocionada, Rachel respondeu: "Gunther. Oh, também te amo. Provavelmente não da mesma forma, mas amo. Quando estou em uma cafeteria, tomando café, ou vejo um homem com o cabelo mais brilhante como o Sol, pensarei em você."