Marvel é alvo de críticas sobre baixa remuneração a artistas colaboradores; entenda

Marvel é alvo de críticas por não oferecer uma remuneração notável aos escritores das histórias em quadrinhos

Redação Publicado em 10/08/2021, às 14h40

None
Scarlett Johansson como Natasha Romanoff em Viúva Negra (Foto: Divulgação/Disney)

A Marvel recebeu uma série de críticas pela suposta baixíssima remuneração oferecida aos criadores das histórias em quadrinhos, grandiosamente adaptadas em produções audiovisuais pelo estúdio, via NME

Segundo um relatório do jornal britânico The Guardian, via NME, e conforme relatam múltiplas fontes, a Marvel envia apenas um convite para a estreia e um cheque de R$ 26 mil aos artistas colaboradores responsáveis pelas obras adaptadas. 

+++ LEIA MAIS: Viúva Negra até destaca Natasha Romanoff, mas ainda não é suficiente para legado da heroína da Marvel [REVIEW]

"Três fontes diferentes confirmaram o valor ao The Guardian. Não há obrigação de comparecer à estreia ou de usar os R$ 26 mil para viagem e/ou acomodação; fontes descreveram ser um reconhecimento tácito," diz o relatório do Guardian.

Segundo as fontes, às vezes é oferecido aos criadores um "contrato de personagem especial" para substituir o valor estabelecido. Sendo assim, os artistas podem reivindicar uma remuneração quando seus personagens ou histórias são usados. Há potencial para ganhar uma quantia mais alta: "Me ofereceram um [contrato de personagem especial] que foi muito, muito terrível, mas foi isso ou nada," disse um criador anônimo.

+++ LEIA MAIS: Invasão Secreta: história, elenco e tudo o que sabemos sobre a série da Marvel [LISTA]

O relatório veio ao público pouco depois das críticas de Ed Brubaker ao estúdio devido ao uso do personagem Soldado Invernal (Bucky Barnes) no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) - interpretado por Sebastian Stan nas produções audiovisuais. 

Em uma publicação no blog pessoal, Brubaker, quem criou Bucky Barnes em 2005 ao lado de Steve Epting, afirma não ter recebido nenhuma compensação financeira notável da Marvel por usar o personagem e enredo.

+++LEIA MAIS: Hawkeye: estreia, elenco, sinopse e tudo o que sabemos sobre a série da Marvel [LISTA]

"Na maior parte, tudo que Steve Epting e eu recebemos por criar o Soldado Invernal e seu enredo é um 'obrigado' aqui ou ali, e com o passar dos anos isso se tornou cada vez mais difícil de se conviver," escreveu.

Roy Thomas passou por uma situação semelhante. Escritor da Marvel Comics, Thomas só teve o nome adicionado aos créditos da série exclusiva Disney+, Loki, após o agente pressionar o estúdio. 

+++ LEIA MAIS: Loki: 7 coisas que queremos ver na segunda temporada [LISTA]

Em resposta às críticas relatadas, a Marvel disse não haver restrições sobre quando os criadores podem abordar o estúdio acerca dos contratos, e garantiu estar "tendo conversas contínuas com escritores e artistas relativos a trabalhos recentes e anteriores", via NME


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS