Marvel recria visual de Justiceiro nas HQs após polêmicas com símbolo de grupos extremistas; entenda

Justiceiro recebeu novo logo após grupos de extrema direita usarem símbolo da caveira em manifestações

Redação Publicado em 21/12/2021, às 17h30

None
Símbolo do Justiceiro (Foto: Reprodução / Marvel)

Marvel alterou o símbolo tradicional da caveira usado por Justiceiro. A decisão ocorreu após grupos extremistas adotarem a figura em manifestações - como a invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, em janeiro de 2021, segundo o Observatório do Cinema.

O histórico de Frank Castle envolve a marinha americana, fazendo alguns ex-militares e policiais simpatizarem com o personagem. Apesar disso, os roteiristas da Marvel não concordaram com a ideia, e reafirmaram como o anti-herói é movido por vingança e violência acima do patriotismo. Em entrevista de 2019 à CRB, o co-criador do Justiceiro, Gerry Conway, chamou os policiais que usam o logotipo de "uma desgraça". 

+++ LEIA MAIS: MCU não pôde usar Demolidor, Motoqueiro Fantasma e Justiceiro nos cinemas; entenda

Para lançamento de série de quadrinhos de Jason Aaron - ilustrados por Jesús Saiz, Paul Azaceta e Dave Stewart - a caveira sofreu alterações significantes. O símbolo conta com traços alongados na parte superior da cabeça, parecidos com chifres, e também houve mudanças na boca.

O autor das HQs comentou o visual e relembrou trajetória de Frank Castle: "A história dele sempre foi uma tragédia sombria e distorcida, sobre um homem consumido pela guerra, para o bem ou para o mal, não importa a camisa usada. E esse é exatamente o tipo de história contada aqui," afirmou ao Bleeding Cool.

+++ LEIA MAIS: Marvel quer processar polícia por usar símbolo do Justiceiro no uniforme

Em 2020, um grupo de escritores da Marvel reivindicou proibição do uso do símbolo por policiais. O ato aconteceu após protestos antirracistas motivados pelo assassinato de George Floyd.  

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jason Aaron (@jasonaaron)