Mauricio de Sousa comenta possibilidade de personagem LGBTQ+ em Turma da Mônica: 'Estamos discutindo'

Lendário cartunista de Turma da Mônica, Mauricio de Sousa comentou planos para personagem gay nos quadrinhos durante entrevista à BBC

Redação Publicado em 27/10/2021, às 13h15 - Atualizado às 13h17

None
Mauricio de Sousa (Foto: Arquivo pessoal)

Mauricio de Sousa é responsável por um dos quadrinhos mais amados (e populares) do Brasil: Turma da Mônica. Ao longo dos anos, o cartunista eternizou figuras como Mônica, Cebolinha, Magali e outras por meio das histórias publicadas — e, atualmente, discute a possibilidade de um personagem LGBTQ+ nas HQs.

Em entrevista à BBC (via G1), Mauricio de Sousa, que completa 86 anos nesta quarta, 27 de outubro, explicou ter vários planos para os quadrinhos. Inclusive, o cartunista comentou sobre um recorrente pedido dos leitores: a presença de um personagem gay nas histórias.

+++LEIA MAIS: Mauricio de Sousa faz declaração emocionante sobre morte de Quino, criador de Mafalda

Conforme lembrou a reportagem, Turma da Mônica não tem personagens infantis sexualizados — o que não impede a presença da comunidade LGBTQ+ em diferentes séries do universo, como Turma da Mônica Jovem. Ainda, o personagem gay poderia ser representado por adultos nas histórias da turma original.

Durante a entrevista, Mauricio de Sousa explicou haver discussões sobre um personagem gay na trama, e ainda comentou sore o filho Mauro Sousa — diretor de espetáculos, parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções que se identifica como integrante da comunidade LGBTQ+.

+++LEIA MAIS: Mauricio de Sousa faz 85: 3 curiosidades que você talvez não saiba sobre o 'pai' da Turma da Mônica

"Vem vindo aí… Estou esperando um pouquinho que esteja cada vez mais aceita a posição do gay, principalmente. Tenho um filho que se assume [homossexual] e eu adoro meu filho. Ele cuida de uma parte tão importante [da empresa], que é a de shows e espetáculos. E dá um nó no pessoal que já tem mais idade e mais experiência", disse.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Mauricio de Sousa (@mauricioaraujosousa)

 

Em seguida, Mauricio de Sousa explicou haver, de fato, um projeto em andamento que pretende abordar um personagem gay na trama. Segundo o cartunista, a possibilidade está sendo discutida por ele, roteiristas e pelo próprio filho, Mauro:

+++LEIA MAIS: Turma da Mônica: Laços ensina a geração dos 30 anos a desacelerar o ritmo [ANÁLISE]

Estamos discutindo isso, sim. Estamos discutindo com os roteiristas, com o Mauro, com o pessoal próximo da gente aí para que haja um personagem positivo. Em todos os sentidos

Discussões antigas sobre personagem LGBTQ+

Ainda, a reportagem da BBC lembrou uma entrevista que Mauricio de Sousa deu ao Roda Viva, programa da TV Cultura, em 2017. Na época, foi abordada a discussão sobre um personagem LGBTQ+ na trama — e ele respondeu de forma reticente. Em relação à mudança de postura, o cartunista respondeu:

"Aprendemos todo dia. Com os relacionamentos da gente. Não só com a família, mas com a sociedade, realmente a gente aprende todo dia. O aprendizado tem de ser legal para você, senão fica mal, fica pesando na cabeça," disse.

+++ LEIA MAIS: Turma da Mônica faz crossover com Homem-Aranha no Aranhaverso e é muito fofo