Marvel: Quais são os piores erros repetidos pelo MCU na Fase 4? [LISTA]

Entenda os principais erros da Marvel na Fase 4 do MCU e a relação deles com os filmes da Fase 1

Redação Publicado em 01/11/2021, às 14h40

None
Eternos (Foto: Reprodução / Marvel)

Embora a Fase 1 - responsável por apresentar os principais personagens do MCU - tenha bons filmes, a Marvel cometeu erros. A Fase 4 surgiu com a mesma premissa de introduzir heróis e vilões ao universo consolidado, mas o estúdio não aprendeu a lição e repetiu algumas dessas falhas.

Dentre os longas da nova era da Marvel nos cinemas estão: Viúva Negra (2021), Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis (2021) e Eternos (2021). Os lançamentos demonstraram certos padrões nos roteiros, visuais e personagens, além do cuidado excessivo para não interferir na narrativa estabelecida

+++ LEIA MAIS: Venom 2: Kevin Feige se pronuncia sobre cena pós-créditos: 'Trabalhamos juntos nisso'

Com isso em mente, veja os piores erros da Fase 4 do MCU (via Screen Rant):


Vilões genéricos da Fase 4

Assim como o exército visto na batalha final de Vingadores (2012), os vilões coadjuvantes em Eternos (2021) não possuem visuais detalhados. Com base nas prévias do filme, a raça Deviante não será uma grande ameaça ao grupo de heróis - considerando a força deles nos quadrinhos - deixando os antagonistas secundários no plano de fundo.

+++ LEIA MAIS: Marvel: Qual cena de Vingadores: Ultimato fez Robert Downey Jr. chorar?


Preocupações com o futuro na Fase 4

Na Fase 1, filmes como Homem de Ferro 2 (2010) não foram tão interessantes quanto poderiam pela preocupação excessiva em integrar o MCU de forma coerente. Assim, havia pouco espaço para explorar novas histórias e conquistar um público maior. 

O mesmo problema parece assolar as primeiras produções da Fase 4, como Viúva Negra (2021). Em certos momentos, o filme parece fazer parte da Fase 3, com poucos acontecimentos relevantes para a narrativa. Isso também se deve ao fato do enredo retratar a origem da heroína, anos antes dos eventos contemporâneos do MCU.

+++ LEIA MAIS: Marvel: Escudo do Capitão América em Vingadores: Ultimato vai a leilão por R$ 250 mil


A Fórmula Marvel na Fase 4

Vista em Vingadores (2012) e em diversos outros filmes do MCU, a Fórmula Marvel é um padrão de enredo simples e bem-sucedido. Os heróis se deparam com um grande vilão, muitas vezes sem objetivos claros, e perdem a primeira batalha. Após se reagruparem, retornam e conseguem a vitória em confrontos épicos.

A Fase 1 soube aproveitar esse padrão, e trouxe grandes bilheterias para o estúdio, tanto em histórias de origem como em sequências. Nos filmes mais recentes, no entanto, a fórmula pode não funcionar tão bem, considerando o desgaste com mais de 10 anos de MCU. Mesmo assim, Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis (2021) e Viúva Negra (2021) abusaram desses recursos em narrativa lineares e previsíveis.

+++ LEIA MAIS: Marvel: Capitão América é culpado por estalo de Thanos, acredita diretora Nia DaCosta