Morre Anne Rice, autora de Entrevista com o Vampiro, aos 80 anos

Escritora prolífica e best-seller do terror gótico, Anne Rice reinventou e reviveu o gênero de vampiros

Daniel Kreps, Rolling Stone EUA Publicado em 12/12/2021, às 13h21 - Atualizado às 13h22

None
Anne Rice (Foto: Getty Images via Rolling Stone EUA)

Anne Rice, autora de ficção gótica cujo romance Entrevista com o Vampiro (1976) reinventou e reviveu o gênero dos vampiros, morreu aos 80 anos.

Rice morreu no sábado, 11, devido a complicações de um derrame. Seu filho, o autor Christopher Rice, confirmou a morte pela primeira vez na página de Anne no Facebook. “Ela nos deixou quase dezenove anos depois que meu pai, o marido dela, Stan, morreu. A imensidão da dor de nossa família não pode ser exagerada,” escreveu Christopher.

+++ LEIA MAIS: Entrevista com Vampiro: Jacob Anderson, de Game of Thrones, fará papel que foi de Brad Pitt

“Vamos nos consolar com a esperança de que Anne está agora experimentando em primeira mão as respostas gloriosas de muitas grandes questões espirituais e cósmicas, cuja busca definiu sua vida e carreira.”

Os trabalhos mais vendidos de Rice também abrangeram os gêneros de ficção romântica, erótica e literatura cristã, mas foi no terror gótico onde a autora nascida em Nova Orleans causou seu maior impacto, começando com seu romance de estreia em 1976, Entrevista com o Vampiro, escrito enquanto Rice lamentava a morte de sua filha Michelle.

+++ LEIA MAIS: Tom Cruise foi humilhado em Entrevista com o Vampiro; entenda

O romance - o primeiro livro do que se tornou uma série extensa conhecida como Crônicas do Vampiro - não se tornaria um fenômeno cultural até quase duas décadas depois, quando um filme baseado na obra foi lançado nos cinemas.

Rice escreveu o roteiro sozinha, com Tom Cruise, Brad Pitt e Kirsten Dunst entre o elenco de estrelas. O filme reacendeu o interesse no livro e provavelmente despertou os muitos trabalhos de vampiros de sucesso que o seguiram desde então: True Blood (2008), a série Crepúsculo (2008), The Vampire Diaries (2009), Buffy, a Caça-Vampiros(1997) e muito mais.

+++ LEIA MAIS: Lisa Marie Presley relembra divórcio com Michael Jackson: ‘Eram as drogas e vampiros ou eu’

Outros romances das Crônicas do Vampiroincluem The Vampire Lestat, The Queen of the Damned - vagamente adaptado em um filme de 2002 estrelado postumamente Aaliyah - e o que foi o último livro de Rice na série, Comunhão de Sangue: Um Conto do Príncipe Lestat (2018).

Em 2006, Elton John e Bernie Taupin escreveram sua primeira trilha sonora da Broadway para Lestat, baseada nas Crônicas do Vampiro, de Rice; uma série em desenvolvimento da AMC, The Vampire Chronicles, também é inspirada nos romances.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Day Shift, novo filme sobre vampiros da Netflix

Rice, com o pseudônimo de Anne Rampling, também escreveu o romance erótico Exit to Eden em 1985 e, nos últimos anos, escreveu ao lado de seu filho Christopher na série de romances Ramses the Dead.

Christopher Rice acrescentou que Anne seria sepultada em uma cerimônia privada e enterrada no mausoléu da família no cemitério Metairie de Nova Orleans. “No próximo ano, uma celebração de sua vida acontecerá em Nova Orleans,” escreveu ele. “Este evento será aberto ao público e contará com a participação de seus amigos, leitores e fãs que lhe trouxeram tanta alegria e inspiração ao longo de sua vida.”

+++ LEIA MAIS: Vampiros versus Nazistas: conheça o novo filme de terror Blood Vessel