Morre Betty White, atriz de Golden Girls, aos 99 anos

Betty White é considerada uma das personalidades mais queridas e carismáticas de Hollywood

Maria Luiza Rodrigues Publicado em 31/12/2021, às 16h41

None
Betty White (Foto: Bryan Bedder/Getty Images)

A atriz e comediante Betty White morreu nesta sexta, 31 de dezembro, aos 99 anos. A informação foi confirmada pelo TMZ. Conhecida por ser uma das personalidades mais queridas e carismáticas de Hollywood, White morreu em casa e completaria 100 anos em 17 de janeiro. A causa da morte não foi confirmada até o momento de publicação deste texto. 

Betty Marion White Ludden nasceu em 1922 e se tornou uma pioneira da televisão norte-americana por ser uma das primeiras mulheres a ter controle nos bastidores e em frente às câmeras. Ela começou a carreira na televisão no final dos anos 1930, mas deu uma pausa devido à Segunda Guerra Mundial.

+++ LEIA MAIS: Cinzas de James Doohan, o Scotty em Star Trek, foram escondidas no espaço; entenda

Com o final do conflito, trabalhou em programas de rádio até voltar para a TV em 1949 no show Hollywood on Television. Depois disso, co-fundou a produtora Bandy Productions ao lado de George Tibbles e Don Fedderson.

Em 1953, criou e estrelou a sitcomLife with Elizabeth, e, em 1954, apresentou e produziu o The Betty White Show. Nos anos 1960, apareceu em diversos game shows. Pelo trabalho como apresentadora em Just Men!,  se tornou a primeira mulher a ganhar um Daytime Emmy Award.

Enquanto brilhava cada vez mais na TV, White conquistou o papel de Rose Nylund em The Golden Girls, em 1985 - o que seria considerado um dos projetos mais importantes da carreira dela. A sitcom foi transmitida por sete ano e rendeu uma legião de fãs.

+++ LEIA MAIS: Qual o destino da franquia O Senhor dos Anéis depois da morte de Christopher Tolkien?

Com o fim da comédia, White participou de séries como Suddenly Susan e The Practice. Nos anos 2000 e 2010, continuou a trabalhar em produções da TV, pelas quais ganhou variados prêmios nas principais cerimônias de Hollywood. No cinema, atuou em filmes como A Proposta, You Again, Ponyo e Lorax.

Queridinha da indústria e do público, foi homenageada com o especial Betty White's 90th Birthday Party, em 2012. Em 2019, dublou a personagem Bitey White, nomeada a partir dela. Indicada para mais de 60 prêmios ao longo da carreira, ganhou 26 estatuetas e recebeu menções honrosas em eventos badalados. Também conhecida pelo ativismo e por ser a autora de livros de sucesso, Betty White nos deixa com um legado extraordinário e com o amor pela comédia.