Morre Iris Rezende, ex-governador de Goiás, aos 87 anos

Iris Rezende, ex-governador de Goiás, morreu na madrugada desta terça, 9, devido a um acidente vascular cerebral

Redação Publicado em 09/11/2021, às 19h06

None
Iris Rezende (Foto: Reprodução / Facebook)

Iris Rezende, ex-governador de Goiás e ex-ministro, morreu na madrugada desta terça, 9, aos 87 anos. O político estava internado desde agosto devido a um acidente vascular cerebral (AVC) e, após o quadro se agravar e precisar ser intubado, ele não resistiu. 

Um dos principais políticos da história do estado, Rezende começou a carreira política nos antigos PTB e PSDB, e foi prefeito de Goiânia, governador de Goiás, ministro da Agricultura, ministro da Justiça, deputado estadual e senador. 

+++ LEIA MAIS: Morre Dean Stockwell, ator do Duna original, aos 85 anos

De acordo com a Veja, Rezende teve o mandato de prefeito de Goiânia cassado pela ditadura militar em 1969, e só teve os direitos políticos restabelecidos 10 anos depois, com Lei da Anistia.

Seu último cargo político foi o de prefeito de Goiânia entre 2017 e 2020. Rezende deixa a esposa Iris Araújo Rezende e quatro filhos, Ana, Cristiano, Paula e Adriano.

+++ LEIA MAIS: Morre Leslie Bricusse, compositor da franquia James Bond, aos 90 anos

O atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, decretou luto oficial no estado, e escreveu nas redes sociais como o político "deixou um dos maiores legados da política do Brasil. Deixou escola, fez muitos discípulos e tem uma multidão de apaixonados que hoje sentem, choram e sua partida."