Netflix: produtores são processados por filho de traficante colombiano

Filho de Miguel Rodríguez Orejuela processa produtores de série da Netflix por 'comercializarem' o nome de sua família

Redação Publicado em 03/09/2021, às 19h09

None
El Cartel de los Sapos - El Origen, série da Netflix (Foto: Divulgação/Netflix)

El Cartel de los Sapos - El Origen, também conhecida como apenas El cartel, é uma série colombiana produzida e exibida pela emissora Caracol Televisión — a produção estreou em julho de 2021 e ainda não chegou à Netflix do país de origem ou do Brasil. Conta a história dos irmãos Villegas, jovens humildes do Cartel de Cali em seu "caminho para se tornarem traficantes de drogas."

De acordo com informações do Splash UOL, a Netflix afirmou como se trata de uma obra de ficção, mas as similaridades com Miguel Rodríguez Orejuela, traficante e chefe do desmantelado Cartel de Cali, na Colômbia, são evidentes. William Rodríguez, filho mais velho do criminoso, vai processar os produtores de El Cartel por apresentarem uma versão irreal de sua família e "comercializarem" seu nome.

+++LEIA MAIS: Alerta Vermelho: sinopse, teaser e tudo o que você precisa saber sobre filme de ação da Netflix [LISTA]

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Juan Pablo Urrego (@juanpurrego)


A reivindicação de William é para que a série produzida pela Caracol Televisión saia do ar, e tomará "todas as ações judiciais necessárias" para que isso seja feito. Além disso, o filho de Miguel relatou em entrevista à W Radio, como todos os 60 episódios de El Cartel de los Sapos- El Origen contam uma "completa irrealidade" sobre sua família, sobre seu pai e o irmão dele, Gilberto, ambos presos nos Estados Unidos.

Apesar das alegações da Netflix de que se trata de um trabalho de ficção, William assegura como o protagonista, Wilmer, se parece com ele e como o serviço de streaming "comercializou" seu nome. Também argumenta como a produção plagiou um livro seu sobre a história da família, visando o lucro. No site oficial da emissora, a Caracol Televisión constatou: a série é "baseada em fatos sobre chefes do temido Cartel de Cali."

+++LEIA MAIS: Confissões de Uma Garota Excluída: trailer, estreia e tudo que sabemos sobre filme nacional da Netflix [LISTA]

A ação legal de William também manifesta o desejo de reparar "todos os danos morais e prejuízos" causados pela "invenção dessa historinha" ainda indisponível no Brasil, mas no catálogo da Netflix em países como Estados Unidos e Espanha.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!