Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 30 melhores finais de séries do século XXI, segundo site [LISTA]

Lista do IndieWire conta com finais de séries aclamadas como Succession, Breaking Bad, Mad Men e Friends

Redação Publicado em 31/05/2023, às 15h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas finais de Succession (Foto: Reprodução/HBO), Breaking Bad (Foto: Reprodução/AMC), Mad Men (Foto: Reprodução/AMC) e Friends (Foto: Reprodução/NBC)
Cenas finais de Succession (Foto: Reprodução/HBO), Breaking Bad (Foto: Reprodução/AMC), Mad Men (Foto: Reprodução/AMC) e Friends (Foto: Reprodução/NBC)

Em menos de uma semana, Hollywood viu encerramento de três séries de TV aclamadas: Succession e Barry (ambas da HBO) acabaram na quarta temporada, enquanto Ted Lasso, da Apple TV+, finalizou nesta quarta, 31. Além disso, The Flash também se despediu após nove temporadas. Então, IndieWire atualizou a lista de melhores finais de seriados.

Claro, o ranking escrito por Steve Greene e Ben Travers contou com duas adições importantes: Succession e Barry. A lista conta com séries de sucesso como Breaking Bad, Friends e Sex and the City, além de algumas surpresas, como Spartacus: War of the Damned e The Shield.

+++LEIA MAIS: Os melhores filmes de Nicolas Cage, segundo Nicolas Cage [LISTA]

Sobre Sex and the City, os jornalistas colocaram em 28º lugar e explicaram como o final é "seguido por dois filmes (um ótimo, o seguinte é horrível)," mas citou como o desfecho da série é ainda melhor que ambos os longas. Já Friends, cujo encerramento "pode parecer clichê hoje, mas estabeleceu o padrão para comédias construídas em torno de um romance central – e nenhum dos imitadores ou sucessores espirituais da série o fez melhor," aparece em 16º. Outros ícones da comédia, como Veep (20º) e 30 Rock (26º), também estão no ranking.

Descrita por muitos espectadores e críticos, Breaking Bad aparece em nono lugar - e o spin-off, Better Call Saul, está em 10º. "Talvez um dos finais mais habilmente equilibrados e elaborados de todos os tempos, 'Felina' trouxe todo o encerramento que os espectadores desejavam, ao mesmo tempo em que os atingiu com a emoção de que precisavam para uma experiência verdadeiramente completa," escreveram sobre o seriado original.

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha: Através do Aranhaverso: Estreia, elenco e tudo que sabemos sobre o filme [LISTA]

Uma das melhores séries feitas nos últimos anos, Barry ficou em 25º lugar: "Em seu final, Barry não oferece respostas fáceis, e isso é muito proposital porque elas raramente existem." Já o grande destaque das premiações e um dos seriados recentes mais populares Succession ficou em 19º.

Até o legado de Logan Roy se mostra poderoso demais para ser usurpado por seus filhos. O final de Succession apresenta muitas reviravoltas, surpresas grandes e pequenas, mas sacrifica grandes choques por duras verdades [...] É uma tragédia pessoal emoldurada por tendências globais aterrorizantes.

O pódio é formado por gigantes da televisão estadunidense: A Sete Palmos (3º lugar), Friday Night Lights (2º), Mad Men: Inventando Verdades (1º). Sobre a grande campeã, Greene e Travers não pouparam elogios para a série estrelada por Jon Hamm:

Em vez de um episódio final focado apenas em amarrar pontas soltas ou dar aos personagens uma ótima despedida, 'Person to Person' também se concentrou em escrever o prólogo de um novo capítulo que nunca veremos: Peggy e Stan à beira de uma nova vida em potencial juntos, Betty com um final digno para ela e Sally começando a lutar com sua adolescência nascida de uma infância antecipada.

+++LEIA MAIS: Festival de Cannes 2023: As produções que mais foram ovacionadas [LISTA]

Abaixo, veja o ranking completo dos 30 melhores finais de séries de televisão do século XXI, segundo opinião de jornalistas do IndieWire.

30) Spartacus: War of the Damned
29) Pessoa de Interesse
28) Sex and the City
27) Dollhouse
26) 30 Rock
25) Barry
24) Man Seeking Woman
23) BoJack Horseman
22) Justified
21) Life on Mars
20) Veep
19) Succession
18) Review
17) Angel
16) Friends
15) The Shield - Acima da Lei
14) Hannibal
13) Lost
12) Rectify
11) The Wire
10) Better Call Saul
9) Breaking Bad
8) Twin Peaks
7) The Americans
6) Halt and Catch Fire
5) Família Soprano
4) The Leftovers
3) A Sete Palmos
2) Friday Night Lights
1) Mad Men: Inventando Verdades