Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney relembra fuga "desesperada" dos Beatles nos EUA em novo livro; leia trecho

Novo livro de Paul McCartney, '1964: Os Olhos da Tempestade', ganha lançamento mundial nesta terça (13)

Bruna Maleh Publicado em 13/06/2023, às 20h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney/Divulgação
Paul McCartney/Divulgação

No ano que marca os 60 anos da beatlemania, Paul McCartney celebra o lançamento de seu novo livro 1964: Os Olhos da Tempestade, lançado mundialmente nesta terça, 13 de junho. 

O livro traz um olhar intimista e pessoal da primeira turnê dos Beatles, que se tornou em um dos maiores fenômenos da história da música. A obra mostra a visão de Paul McCartney ao longo da turnê, contando sobre cada uma das seis cidades (Liverpool, Londres, Paris, Nova York, Washington D.C. e Miami), onde o músico registrou tudo com sua câmera 35mm. Ao todo o livro traz 275 fotos, a maioria delas nunca vistas antes.

Paul McCartney/Divulgação
Caption

A obra retrata os momentos marcantes na carreira da banda e relembra toda a histeria e frenesi nas casas de shows britânicas e na recepção da primeira passagem dos garotos de Liverpool pelos Estados Unidos.

+++ LEIA MAIS: Beatles: IA ajudou a criar música 'final' do Fab Four, diz Paul McCartney

“Milhares de olhares de repente estavam sobre nós, criando uma imagem que nunca mais vou esquecer.” – Paul McCartney

Paul McCartney/Divulgação
Caption

A Rolling Stone Brasil teve acesso exclusivo a um dos trechos da obra, em que McCartney conta as impressões de desembarcar junto dos Beatles em Nova York - quando precisaram fazer uma fuga "aparentemente desesperada". Confira o trecho abaixo: 

"O caos naquele aeroporto em fevereiro beirou a histeria em massa. Nem em Liverpool, tampouco em Londres, muito menos em Paris aconteceu algo comparável. Mas o aeroporto (antes Idlewild, recém-rebatizado como Kennedy) foi só o começo. Multidões se enfileiraram nas ruas e rodovias para nos saudar, à medida que o nosso veículo foi rodando, devagarinho, rumo a Manhattan. Jornalistas e fotógrafos nos seguiram em carros e furgões, os fãs se acotovelando nos dois lados da estrada, acenando, como se fôssemos atletas triunfais em plena volta olímpica. A foto que ilustra a capa deste livro, que tirei após escapar por um acesso lateral do Plaza, onde estávamos hospedados, revela o frenesi da visita e ao mesmo tempo a energia de Nova York, com a silhueta de todos aqueles arranha-céus pairando acima dos outros prédios da West Fifty-Eight Street. Existe algo aparentemente desesperado nessa necessidade de fugir ou escapar, como se pudéssemos acabar presos numa arapuca. Mas, pensando bem, foram essas perseguições que colocaram os Beatles no olho do furacão. Estávamos só começando a nos acostumar com esse tipo de consciência"

O livro Paul McCartney – 1964: Os Olhos do Furacão já está em pré-venda nas principais livrarias do Brasil e no e-commerce da editora.