Por que Obi-Wan Kenobi não sabia que Anakin Skywalker estava vivo? Roteirista explica

Segundo Joby Harold, Obi-Wan estava tão assombrado pelo fracasso que nem percebeu como Anakin estava vivo na forma de Darth Vader

Redação Publicado em 02/06/2022, às 16h55

None
Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi (Foto: Divulgação / Disney+) e Hayden Christensen como Anakin Skywalker (Foto: Reprodução/Lucasfilm)

Logo nos primeiros episódios da série Obi-Wan Kenobi, do Disney+, o público percebe como o protagonista interpretado por Ewan McGregor não sabia que Anakin Skywalker, vivido por  estava vivo, mas na forma de Darth Vader. Joby Harold, roteirista da produção, explicou o motivo disso acontecer.

Vale lembrar como a última vez na qual Obi-Wan viu Anakin vivo foi quando o aprendiz foi deixado queimando vivo no planeta Mustafar em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005). O mestre Jedi foi embora e não estava por perto para ver o Imperador recuperar o corpo e transformá-lo em Darth Vader.

+++LEIA MAIS: Star Wars defende atriz de Obi-Wan Kenobi após ataques racistas

Com o intervalo de 19 anos entre A Vingança dos Sith e Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), muitos fãs presumiram como Obi-Wan estava ciente que Vader sobreviveu. Porém, a série mostrou como o personagem realmente pensou como o ex-aprendiz estava morto - e muitos se perguntaram como ele passou tanto tempo sem ouvir falar do poderoso Sith.

"Na verdade, isso não foi algo que imaginei originalmente. Descobri ao longo do caminho, e precisei confirmar com Pablo [Hidalgo, escritor de livros da franquia] e realmente pensar: ‘Espere um segundo, o que ele realmente sabe? Ele conhece o apelido Vader? O que isso significaria? Ele pode associar os dois? Do que ele estava ciente? Quão isolado ele está? Onde está Vader nessa hora? Onde está a reputação dele e quão conhecido ele é?' e todas essas peças do quebra-cabeça," revelou Joby Harold ao The Wrap.

+++LEIA MAIS: Obi-Wan Kenobi bate recorde no Disney+

O roteirista também falou sobre como foi aproveitar isso no roteiro: "A melhor narrativa possível é fazer Ewan interpretar o momento da percepção de que aquilo que o assombra ainda está vivo e o que isso significa para ele? Havia muitos caminhos pelos quais eu poderia derrubá-lo, e todos esperamos como sejam boas oportunidades para provocar a história à medida na qual continuamos."