Prêmio Nobel: Conheça as categorias da premiação internacional [LISTA]

Confira a origem, o objetivo e outras curiosidades sobre as categorias do Prêmio Nobel

Julia Harumi Morita Publicado em 04/10/2021, às 11h59 - Atualizado em 10/10/2021, às 14h20

None
Placa com Alfred Nobel, criador do Prêmio Nobel (Foto: Getty Images /Ragnar Singsaas)

Os primeiros vencedores do Prêmio Nobel 2021 foram anunciados nesta segunda, 4. A Academia Real das Ciências da Suécia escolheu o trabalho de David Julius e Ardem Patapoutian sobre receptores de temperatura e toque como o mais importante em Medicina ou Fisiologia. (Via G1)

Esta foi a primeira categoria anunciada pela cerimônia internacional, a qual revelará os demais vencedores entre os dias 5 e 11 de outubro. Pensando nisso, separamos diversas curiosidades sobre as seis categorias do Prêmio Nobel. Confira:

+++ LEIA MAIS: Prêmio Nobel: Bob Dylan, Marie Curie e 5 outros vencedores famosos da premiação [LISTA]

Física

Física foi a primeira categoria citada no testamento de Alfred Nobel, o qual deu origem à cerimônia. Segundo o site Nobel Prize, 114 prêmios foram distribuídos entre 216 físicos desde 1901. A cientista Marie Curie é um dos grandes nomes vencedores da categoria.

Em seis ocasiões, nenhum trabalho foi considerado "o mais importante", então o prêmio não foi entregue. Em 2021, o prêmio foi para Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi pelas pesquisas deles sobre sistemas complexos, entre eles, as mudanças climáticas.

+++ LEIA MAIS: Prêmio Nobel: Como surgiu uma das mais importantes premiações mundiais?


Química

Química é a segunda categoria citada por Nobel, que realizou pesquisas e desenvolveu invenções nessa área. Ao todo, 112 prêmios foram distribuídos, entre eles, 63 para um único vencedor.

O químico mais jovem a receber o prêmio foi Frédéric Joliot, que aos 35 anos dividiu a vitória com a esposa Irène Joliot-Curie, filha de Marie Curie. Em 2021, Benjamin List e David W.C. MacMillan ganharam a categoria pela organocatálise, nova ferramenta para construção de moléculas.

+++ LEIA MAIS: Prêmio Nobel: 5 curiosidades sobre a premiação internacional - primeiros vencedores, quem mais ganhou e mais [LISTA]


Medicina ou Fisiologia

112 prêmios de Medicina ou fisiologia foram entregues para 224 pessoas entre 1901 e 2020, e ninguém ganhou a categoria mais de uma vez. Ao longo dos anos, o alemão Gerhard Domagk foi obrigado a recusar o prêmio por causa de Adolf Hitler e Sigmund Freud recebeu 32 indicações, mas nunca ganhou o prêmio. Em 2021, David Julius e Ardem Patapoutian foram ganhadores na categoria pelas pesquisas sobre sistema nervoso.


Literatura

O Nobel de Literatura vai para "a obra mais notável em uma direção ideal," segundo o criador da cerimônia. 117 pessoas receberam o prêmio, entre elas, Pablo Neruda, Ernest Hemingway e até Winston Churchill. Em 2021, o romancista tanzaniano Abdulrazak Gurnah ganhou a categoria.

+++ LEIA MAIS: 5 motivos que provam por que padre Júlio Lancellotti merece um Prêmio Nobel [LISTA]


Paz

Para ganhar ao Nobel da Paz, a “pessoa que deve ter feito mais ou melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz.”

107 pessoas e 28 organizações foram reconhecidas, entre elas, 17 mulheres - o maior número de vencedoras mulheres de todas as categorias. Joseph Stalin, Mahatma Gandhi e até Adolf Hitler foram indicados, mas não ganharam. Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Andreyevich Muratov ganharam em 2021 por lutarem pela liberdade de expressão nos respectivos países.

+++ LEIA MAIS: Ganhadores do Nobel assinam carta para alertar sobre ataques de Bolsonaro à ciência


Economia

Economia não foi criada por Nobel, mas por Sveriges Riksbank em 1968. O objetivo era homenagear o criador da cerimônia. Desde então, 52 prêmios foram concedidos para 86 pessoas.