Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Semana de Arte Moderna: quem foi Pagu, guerreira de Rita Lee e importante ativista do modernismo?

Tema da canção homônima de Rita Lee, Pagu foi um dos grandes destaques durante o movimento Modernista de 1922

Redação Publicado em 14/02/2022, às 17h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu (Foto: Domínio Público / Wikimedia Commons)
Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu (Foto: Domínio Público / Wikimedia Commons)

Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu, foi um dos grandes destaques durante o movimento Modernista de 1922, mesmo não participando da Semana de Arte Moderna daquele ano. Pagu é tema de versos e até mesmo de uma canção homônima de Rita Lee, mas, quem foi ela? 

Nascida em 1910, Pagu foi escritora, poetisa, tradutora, desenhista, jornalista e ativista política. Posteriormente, casou-se com Oswald de Andrade, e, ao lado dele, passou a militar no Partido Comunista em 1930 — com isso, acabou sendo a primeira presa política da história do Brasil após participar de uma greve de estivadores. 

+++ LEIA MAIS: Semana de Arte Moderna: 4 livros para quem deseja entender a manifestação artístico-cultural

Além de ser uma notória militante comunista — a qual foi presa 23 vezes ao longo da vida — Pagu também se destacou como escritora com o primeiro romance proletário da literatura brasileira, intitulado Parque Industrial (1933). Após isso, rodou o mundo como jornalista. 

Entre suas ações mais populares, destaca-se a vez na qual entrevistou Sigmund Freud e participou da coroação do último imperador chinês, Pu-Yi. Após isso, retornou ao Brasil e se divorciou de Oswald de Andrade. Enquanto colaborava na revista Vanguarda Socialista, conheceu o jornalista Geraldo Ferraz, quem se tornaria seu segundo marido. 

+++ LEIA MAIS: Semana da Arte Moderna de 22: 8 eventos gratuitos em São Paulo para celebrar história da cultura brasileira [LISTA]

Em fevereiro de 2022, em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, Pagu ganhará um espetáculo musical baseado em sua vida, intitulado Pagu – Anjo Incorruptível. A obra será exibida no Sesc Guarulhos. Para mais informações, acesse o site: sescsp.org.br/guarulhos.