Série de presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, volta ao catálogo da Netflix

Sluga Naroda, protagonizada por Volodymyr Zelensky, serviu de trampolim político para comediante

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 18/03/2022, às 11h40

None
Volodymyr Zelensky em Sluga Naroda (Foto: Divulgação)

Volodymyr Zelensky, antes de assumir presidência da Ucrânia, era comediante e atingiu sucesso com Sluga Naroda (2015) (Servo do Povo, em tradução livre). A produção acompanha professor do ensino médio Vasyl Petrovych na jornada como chefe de estado após vídeo viral filmado pelos próprios alunos.

Com papel satírico, Zelensky reclamava da corrupção e de problemas do país europeu. Embora de forma não intencional, série serviu de trampolim político para o comediante, quem chegou à presidência da Ucrânia em 2019.

+++ LEIA MAIS: Ashton Kutcher e Mila Kunis querem doar R$ 151 milhões para Ucrânia: ‘Orgulho de ser ucraniana’

Após demanda do público, série voltou ao catálogo da Netflix - que detém os direitos de transmissão fora da Ucrânia. A decisão do streaming vale para os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e países da Europa. Sluga Naroda foi exibida no serviço anteriormente entre 2017 e 2021.

A série conta com três temporadas e foi interrompida justamente pelo desejo de Zelensky concorrer ao cargo político. Não há previsão de estreia no Brasil.

+++ LEIA MAIS: Kanye West planeja encontro com Putin na Rússia: ‘Segunda casa’

A crise da Rússia e Ucrânia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, ordenou ataque à Ucrânia em 24 de fevereiro, contrariando esforços diplomáticos de resolução de conflito. Os motivos foram diversos, e passam de expansão da influência de Putin a movimentos separatistas na Ucrânia - assim como anexação de território do país gigante e a aproximação de influências do Ocidente.

Desde o início do conflito, milhares de ucranianos buscam abrigo em países vizinhos. A Rússia reafirma que não vai atacar territórios civis, mas há relatos de mísseis em cidades, além dos efeitos de ricochete em interceptações aéreas.