Stranger Things: Como final da 4ª temporada explica um dos maiores mistérios do Mundo Invertido?

O final da quarta temporada de Stranger Things respondeu a diversas perguntas que as temporadas anteriores deixaram

Redação Publicado em 02/07/2022, às 11h00

None
Vecna, vilão de Stranger Things 4 (Foto: Reprodução/Netflix)

[Atenção: Contém spoilers de Stranger Things]

Os dois últimos episódios da quarta temporada de Stranger Things (2016) chegaram à Netflix nesta sexta, 1, explicando um dos maiores mistérios do Mundo Invertido. A conclusão desta temporada mostrou Eleven (Millie Bobby Brown) finalmente enfrentando Vecna (Jamie Campbell Bower), também conhecido como Henry e 001.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things 4: Por que Vecna usa e idolatra aranhas?

Em uma tentativa de ajudar Max (Sadie Sink) e salvar a amiga, Eleven enfrenta Henry, após descobrir que ele também era um cobaia no laboratório de Hawkins. Durante anos, ela foi objeto de pesquisa e utilizada em experimentos pelo Dr. Brenner (Matthew Modine) para encontrar Henry – já que ela que o enviou para o Mundo Invertido, como mostrado na parte um da quarta temporada.

Agora, a série mostrou como Henry “sobreviveu” no Mundo Invertido. “Eu vi tantas coisas E um dia, eu encontrei a coisa mais extraordinária de todas. Algo que mudaria tudo. Eu vi um meio de realizar meu potencial. Para transcender minha forma humana. Para me tornar o predador que sempre nasci para ser,” disse Henry.

+++ LEIA MAIS: Kate Bush fala sobre sucesso de 'Running Up That Hill' após Stranger Things em entrevista rara: 'Mundo ficou maluco'

Ele começou a explorar o Mundo Invertido e tentar encontrar uma forma de sair de lá e se vingar pelo que aconteceu. Obcecado com aranhas, ele se inspirou no animal para criar o Devorador de Mentes, um dos principais vilões da série, o qual assombrou Will (Noah Schnapp). Além disso, era ele quem estava no controle dos Demogorgons.

Na segunda temporada, Henry usou o Devorador de Mentes para possuir Will e espionar Hawkins, aprendendo sobre o que acontecia na cidade. No entanto, ele nunca viu Eleven, pois ela não estava na cidade nesta temporada, e quando voltou, imediatamente fechou o portal que permitia a conexão entre o Mundo Invertido e o mundo real.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Irmãos Duffer se arrependem de matar personagem na 4ª temporada

Mas uma parte dele permaneceu em Hawkins: aquela que está dentro de Will. A terceira temporada mostra como Henry não havia desistido do plano e encontrou uma nova forma de expandir os poderes, adquirindo uma forma física, desta vez feito de partes do corpo explodidas e tripas de ratos e outros residentes.

Em uma das cenas, é possível ver Billy (Drace Montgomery) falando em nome do Devorador de Mentes, mas agora é possível entender porque ele estava tão interessado em Eleven, já que era Henry por trás disso tudo. Apesar de Eleven estar mais preparada para lutar contra ele na terceira temporada, Henry “a morde” deixando um pedaço dele dentro dela.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Netflix mostra transformação de Jamie Campbell Bower em Vecna; assista

Quando Eleven remove esse pedaço, seus poderes desaparecem. Agora, Henry explicou que foi ele o responsável por isso. Essa mordida o ajudou a se fortalecer, permitindo que ele começasse a matar as vítimas da quarta temporada. Com cada morte, um portal se abre.

“Procurei um meio de abrir minhas próprias portas,” disse Henry a Eleven. “Eu procurei seu poder. Então você não vê? Mais uma vez, você me libertou.” A cena mostra todas as tentativas anteriores de Henry abrir um portal, sempre impedido por Eleven.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Gaten Matarazzo revelou ‘grande spoiler’ da 4ª temporada em 2016 – mas ninguém percebeu

No entanto, dessa vez ele tem sucesso e, ao “matar” Max, o quarto portal se abre, mostrando a cena devastadora de uma Hawkins completamente “rachada” e destruída, sendo praticamente engolida pelo Mundo Invertido. Dessa forma, a quarta temporada esclarece quem estava por trás de todos os acontecimentos até agora era Henry, além de mostrar as motivações dele por trás disso.

Apesar da explicação, ainda existem muitas perguntas a serem respondidas e que provavelmente ficarão como gancho para os acontecimentos da quinta e última temporada.