Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Stranger Things: diretor artístico detalha como equipe chegou ao visual de Vecna

Maquiagem criada pelo artista Barrie Gower levou de seis a nove horas para ser finalizada

Redação Publicado em 27/06/2022, às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vecna, vilão de Stranger Things 4 (Foto: Reprodução/Netflix)
Vecna, vilão de Stranger Things 4 (Foto: Reprodução/Netflix)

O designer de maquiagem e artista de efeitos visuais de Stranger Things, Barrie Gower deu detalhes sobre o extenso trabalho que foi feito para dar vida ao vilão da 4ª temporada, Vecna. Gower ganhou três Emmys pelo trabalho em Game of Thrones e trabalha em House of the Dragon, spin-off da saga de Gelo e Fogo, além de The Last of Us; ambas produções são da HBO.

Gower falou à VanityFair sobre seu trabalho na série da Netflix, e o desejo dos irmãos Duffer em criar um vilão memorável para o público. "Viram nosso trabalho em Game of Thrones, e realmente amaram o Rei da Noite. Também tinham adorado o que fizemos na série Chernobyl (2019), com as queimaduras de radiação. Acho que eles queriam uma combinação das duas coisas"

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Vecna foi inspirado no Rei da Noite de Game of Thrones

Os desenhos iniciais da arte conceitual do personagem foram feitos pelo artista Michael Mayer e em seguida, Gower e a equipe de próteses da empresa de efeitos de maquiagem BGFX criaram o visual de Vecna, a partir de uma releitura digital do corpo de Jamie CampbellBower, feita posteriormente em um molde de gesso parisiense.

Quando você faz qualquer maquiagem protética que envolva aparelhos ou sobreposição existe um processo chamado floating. No gesso do corpo de Jamie, pintamos completamente com um produto de sabão primeiro e deixamos secar. E então esculpimos Vecna ​​por cima nesta massa de modelar de cera. E então precisávamos separar a escultura em muitas partes diferentes, como um quebra-cabeça e moldá-los separadamente

+++ LEIA MAIS: Stranger Things 4: Por que Vecna usa e idolatra aranhas?

O grande problema do designer e maquiador foi o tamanho do molde de gesso. Demorou cerca de dois dias para que todo esse processo fosse feito, além da replicação destas peças em moldes de látex e espuma de silicone, para facilitar a aplicação em Jamie Campbell Bower.

Além da finalização da maquiagem especial, o maior desafio foi garantir que o ator estivesse confortável e em condições para realizar tarefas básicas durante as gravações - ver, caminhar, comer e até mesmo ouvir, já que a roupagem pesava cerca de 10 a 15 quilos.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things 4: Will revelou fraqueza do vilão Vecna na 2ª temporada

Ele tinha dentaduras que passavam por cima de seus próprios dentes, que eram como conchas de plástico transparente em forma de vácuo então seus dentes pareciam podres e escurecidos. Ah, Jamie tinha lentes de contato também, lentes de contato esclerais completas.

O artista ainda fala sobre a tranquilidade e preparação de Bower para colocar toda a roupagem especial do vilão. Durante a maquiagem, Bower gostava de colocar rock heavy metal, além de gesticular timbres graves de voz, mergulhando no universo de Vecna.

Mas, caso alguém da equipe artística falasse com Jamie, automaticamente o ator voltava para seu 'eu', e conversava tranquilamente com a produção, adentrando em seu 'zen mode', segundo o designer de maquiagem.

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Jamie Campbell Bower fez Millie Bobby Brown chorar no set

Na semana da estreia da quarta temporada de Stranger Things, o artista publicou imagens do teste de maquiagem do vilão da série, na legenda Gower diz: “Um ator incrível cujo grande humor e resistência tornaram essa maquiagem possível” sobre Bower.

Em outras imagens divulgadas pelo maquiador, é possível ver os detalhes envolvidos no design do vilão, como, por exemplo, as veias carnudas na pele de Vecna. A série não utilizou CGI, imagens geradas por computação para as cenas do personagem, como é utilizado, por exemplo, em Thanos na saga dos Vingadores

A primeira parte da quarta temporada de Stranger Things estreou em maio na Netflix e conta com sete episódios, já o Volume 2 estreia dia 1° de julho de 2022 com dois episódios de duração estendida.