Stranger Things: Por que 5ª temporada será a última?

Criadores de Stranger Things, Matt e Ross Duffer anunciaram que 5ª temporada será conclusão da série

Redação Publicado em 18/02/2022, às 15h45 - Atualizado em 21/02/2022, às 10h00

None
Stranger Things (Foto: Divulgação / Netflix)

A quarta temporada de Stranger Things (2016) tem previsão de estreia na Netflix para maio e julho de 2022 — e antes mesmo do lançamento, a série foi renovada para uma quinta, que será a última, de acordo com carta divulgada pelos irmãos criadores Matt e Ross Duffer. Mas, por que a produção decidiu encerrar a história?

A série de ficção-científica ambientada nos anos 1980 e baseada nas aventuras de um grupo de crianças e adolescentes que descobrem uma série de acontecimentos e experimentos bizarros em Hawkins, Indiana (EUA). De acordo com o Screen Rant, os criadores davam dicas de que encerrariam a produção após a quinta temporada, então não deve ser uma notícia surpresa para o público atento. 

+++LEIA MAIS: Stranger Things: Estreia, elenco, roteiro e tudo que sabemos sobre a temporada 4 [LISTA]

De acordo com a carta divulgada nesta quinta, 17 de fevereiro, os irmãos Duffer sabiam que a série não teria mais que quatro ou cinco temporadas desde que foi conceitualizada. Em entrevista ao Collider em 2021, o produtor Shawn Levy afirmou que os criadores tinham um "final à vista," que provavelmente significava a conclusão da história após a quinta season.

Muito está relacionado à idade dos atores — especialmente após os atrasos da quarta temporada devido à pandemia de covid-19 —, que impactam o modo como os personagens são vistos, já que a série é orientada pela premissa de acompanhar crianças e adolescentes. Além disso, continuar Stranger Things por muitas seasons poderia saturar o público e esticar a narrativa desnecessariamente, além da possibilidade de saídas dos atores do elenco, que mudariam toda a dinâmica.

+++LEIA MAIS: Stranger Things: Série é baseada em história real? Irmãos Duffer respondem


Mais sobre 4ª temporada de Stranger Things 

Os principais personagens da terceira temporada estarão de volta - porém, mais crescidos. Eleven (Millie Bobby Brown),Mike (Finn Wolfhard), Will (Noah Schnapp), Lucas (Caleb McLaughlin), Dustin (Gaten Matarazzo), Joyce (Winona Ryder), Hopper (David Harbour), Nancy (Natalia Dyer), Steve (Joe Keery) e mais estarão presentes.

A quarta temporada chega ao catálogo da Netflix em dois blocos: o primeiro está previsto para estrear em 27 de maio, e o segundo em 1 de julho. Segundo a sinopse oficial da plataforma de streaming: "Nem tudo são boas notícias para o nosso ‘americano’; ele está preso longe de casa, no deserto nevado de Kamchatka, onde enfrentará perigos tanto humanos… quanto outros."

+++LEIA MAIS: Stranger Things 4: O que os títulos dos episódios revelam sobre a série?