Temporada de Verão é a série jovem brasileira que faltava na Netflix: branda, divertida e com um toque (carregado) de clichês [REVIEW]

Temporada de Verão apresenta os caos da juventude e romances em tramas com muitos clichês; o elenco é um acerto da produção

Isabela Guiduci Publicado em 22/01/2022, às 09h00 - Atualizado em 26/01/2022, às 08h16

None
Pôster de Temporada de Verão (Foto: Divulgação/Reprodução)

Não espere reviravoltas malucas, fantasias cabulosas, ficções intermináveis, suspense, magia e questões desse universo, Temporada de Verão é, apenas, um frescor para os dias quentes; e cumpre o papel em entreter. A série brasileira da Netflix entrega uma narrativa branda com aquela atmosfera jovial que irradia um aspecto divertido de Malhação.

De fato, as tramas lembram as temáticas da série juvenil da Globo - seja de busca pelo pai, sonhos com o futuro, desejo de encontrar a identidade longe da família, entre outros; título que, por anos, conquistou públicos diversos. Não há nada inesperado na produção original Netflix, mas é uma proposta muito bem-conduzida.  

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Netflix Brasil (@netflixbrasil)

 

+++LEIA MAIS: Temporada de Verão: estreia, sinopse e tudo o que sabemos sobre série brasileira da Netflix [LISTA]

Entre os destaques, como uma boa série voltada ao público jovem e adolescente, estão os personagens - dos jovens aos adultos. O elenco é muito interessante e tem um desempenho cativante. Embora as histórias não sejam aquelas repletas de surpresas que deixam os espetadores envolvidos, as interpretações dos atores conseguem sustentar a trama.

A ideia de trazer Jorge López, conhecido pelo papel como Valerio em Elite, para viver o protagonista Diego, foi certeira (e muito divertida). Com carisma, o ator parece muito bem entrosado com o restante do elenco, especialmente com aquelas com quem divide mais momentos na tela: Giovanna Lancellotti e Cynthia Senek.  

+++LEIA MAIS: 5 filmes de romances natalinos originais Netflix: Um Match Surpresa, Amor com Data Marcada e mais [LISTA]

Se tem alguém que rouba o protagonismo toda vez em cena é André Luiz Frambach, quem vive o encantador veterano de praia, Miguel. Um dos principais acertos da série, o ator é perfeito para o papel e deixa aquele gostinho de quero mais para o público, que fica ansioso para conhecer cada detalhe da história do personagem. 

Assim como Frambach, Maicon Rodrigues - o Conrado - também conta com um brilho impressionante, mas de um modo diferente de Miguel. Mais tímido, o personagem conquista gradualmente a atenção do público. Junto dos dois, a atriz Gabz, responsável pela Yasmin, é outro acerto da produção: com uma energia 'sincerona' e 'durona,' a personagem é um ponto forte da narrativa.

+++LEIA MAIS: 6 séries brasileiras para maratonar no streaming: de Bom Dia, Verônica a Boca a Boca

Todos os nomes recorrentes do elenco, na verdade, conseguem resplandecer as singularidades e desempenham uma função importante na trama como Giovanna Rispoli como Helena, Felipe Rocha como Maresia, Léo Bittencourt como Rodrigo e Mayana Neiva com Vilma. Cada um ao seu modo, os personagens ganham espaço com o passar dos episódios.

Como toda boa série jovem, Temporada de Verão é carregada de clichês, embora sejam compreensíveis em sua maioria - são jovens enfrentando suas realidades, inseguranças, incertezas, paixões, etc. A proposta da série não é inovar com uma narrativa super extraordinária, mas trazer histórias 'reais' da vida dos personagens, que graças ao bom desempenho do elenco, são suficientes para chamar a atenção do público. 

+++ LEIA MAIS: Boca a Boca, a nova série brasileira da Netflix: 'Como ficam as relações físicas em um mundo cercado de telas?', diz Esmir Filho

Por isso, espere romances, sabores da juventude, erros, loucuras, discussões e festas, afinal, todos estão aproveitando as 'férias' na Ilha das Conchas - e, os resultados, a gente já imagina. Felizmente, com o foco em vários personagens, já na metade da série, a história está bem movimentada, com várias tramas para serem desdobradas. Desse modo, a produção consegue manter o dinamismo e brincar com as variadas narrativas.

Apesar de algumas pontas soltas e a falta de uma história mais recheada de mistérios, não há nada muito cansativo, completamente criticável ou que beire o bizarro. Em séries nas quais a proposta é apelar para as emoções, não espere fugir do drama; ele está presente, até demais em alguns momentos.

+++LEIA MAIS: 5 comédias românticas nacionais para ver na Netflix [LISTA]

Os acontecimentos demoram a ter um ritmo agradável, mas conforme cada personagem ganha protagonismo em meio à totalidade, o desenrolar fica mais dinâmico e conectado; o que permite vários 'furdúncios' rolando ao mesmo tempo - bem no formato de produções jovens. Diferente da maioria das séries brasileiras da Netflix, Temporada de Verão quer ser clichê e abarrotada de emoções.

Junto das imagens naturais belíssimas, os cenários complementam a proposta de irradiar a atmosfera do verão. Além disso, a ótima trilha sonora, em grande maioria composta por artistas brasileiros, traz um novo respiro aos diálogos; e quando Maicon Rodrigues solta a voz, a vontade é aumentar o volume ao máximo.  

+++LEIA MAIS: Qual será o futuro das produções originais da Netflix Brasil?

Não é uma super-produção ou um título surpreendente, mas é a série brasileira que faltava na Netflix; aquela para dar saudade das férias, lembrar das diversões com amigos, sentir-se compreendido e se identificar com os personagens. É jovial, agradável e consegue prender o o público na história; Temporada de Verão é, em geral, satisfatória.

Por fim, vale lembrar que, para a análise do título, a Rolling Stone Brasil teve acesso aos quatro episódios iniciais de Temporada de Verão; no entanto, o formato da 'primeira parte' da temporada deve se manter o mesmo nos capítulos finais. 

+++LEIA MAIS: Sintonia, Sepultura Endurance e mais: 6 produções brasileiras para assistir na Netflix

Assim como o título sugere, a estreia da produção acontece no verão. A primeira temporada chegou ao catálogo nesta sexta, 21 de janeiro, e esperamos que as histórias da turma do Hotel Maresia ganhem uma continuação.