Tiger King: Netflix rebate processo de Carole Baskin contra 2ª temporada: ‘Não tem mérito’

Uma das protagonistas de Tiger King, Carole Baskin acusou a Netflix de uso indevido da imagem para os novos episódios da série

Redação Publicado em 10/11/2021, às 11h03

None
Carole Baskin e Joe "Exotic" em Tiger King (Foto: Reprodução)

Carole Baskin e o marido, Howard Baskin, entraram com um processo contra a Netflix para tentar impedir o lançamento da segunda temporada. As acusações são de uso indevido da imagem deles para os novos episódios — e o streaming respondeu à queixa, afirmando que os acusadores “não têm mérito”.

Em documentos divulgados pela People (via Omelete), a Netflix respondeu oficialmente ao processo e acusações do casal. Segundo o streaming, o contrato originalmente assinado para a primeira temporada de Tiger King "permitia explicitamente o uso do material capturado durante as filmagens em projetos futuros."

+++LEIA MAIS: Tiger King 2: Carole Baskin 'se recusa' a participar se sequência; entenda

Os advogados da plataforma justificaram, nos documentos, que não há irregularidades na segunda temporada porque os contratos iniciais tiram a necessidade de novas assinaturas. Ainda, a Netflix afirma que o processo de Carole e Howard Baskin fere a liberdade de expressão:

"Não havia a necessidade de a Netflix obter uma nova assinatura do casal para usar as imagens em Tiger King 2, ou em seu material promocional. Não há nada nos contratos que proíba qualquer uso do material," explicaram os advogados na Netflix.

+++LEIA MAIS: Tiger King: Joe Exotic é diagnosticado com câncer de próstata

Em seguida, afirmaram: “Desta forma, os acusadores não têm nenhum mérito em seu processo, que fere os princípios da 1ª emenda constitucional.” O texto citado refere-se à lei norte-americana que garante liberdade de expressão, imprensa, religião e livre associação no território dos EUA.

Apesar de alegar que a segunda temporada de Tiger King causaria um “dano irreparável” à reputação de ambos, o pedido emergencial do casal foi rejeitado pela juíza Virginia Hernandez Covington. No entanto, o processo continua na Justiça da Flórida.

+++LEIA MAIS: Joe Exotic sobre não receber perdão presidencial de Donald Trump: ‘Os amigos corruptos vêm primeiro’

Tiger King 2: o que sabemos?

Os novos episódios de Tiger King devem estrear na Netflix em 17 de novembro de 2021 para dar continuidade à história sobre Joe Exotic, comerciante de felinos que atualmente cumpre pena pelos crimes.

Em setembro, a Netflix anunciou a segunda temporada com uma imagem que parece apresentar Joe Exotic na cadeia — o que pode indicar uma abordagem dos acontecimentos posteriores à prisão dele, como as recorrentes tentativas de sair da cadeia.

+++LEIA MAIS: Zoológico de Tiger King fecha as portas; dono culpa ativistas dos direitos dos animais e inspeções