Vinagre de Maçã: O que aconteceu com a verdadeira Milla Blake?
Personagem do novo sucesso da Netflix é inspirada em Jessica Ainscough, uma editora de revistas que promoveu tratamentos alternativos contra o câncer
Redação
Publicado em 17/02/2025, às 17h14 - Atualizado às 19h29
Vinagre de Maçã é o mais novo sucesso da Netflix. Lançada no início de fevereiro, a série já está entre as produções mais assistidas da plataforma de streaming e alcançou 80% de aprovação no site agregador de críticas Rotten Tomatoes.
A produção criada por Samantha Strauss é inspirada em uma história real e acompanha a influenciadora australiana Belle Gibson (Kaitlyn Dever), que fingiu ter câncer para ganhar fama e dinheiro.
Ela atrai milhares de seguidores e publica um aplicativo e um livro best-seller. No entanto, conforme a popularidade cresce, começam a surgir dúvidas sobre a veracidade das alegações de Gibson. No fim, Investigações revelam que ela nunca teve câncer.
Os seis episódios da minissérie são feitos a partir do livro The Woman Who Fooled The World (em tradução livre, “A mulher que enganou o mundo”, ainda sem edição brasileira), lançado em 2017 pelos jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano, que desmascararam a rede de mentiras da influenciadora.
Por ser inspirada em uma história real, Vinagre de Maçã deixou alguns espectadores curiosos sobre o que é verdade e o que é ficção na trama.
Quem é Milla Blake
Milla Blake (Alycia Debnam-Carey) é uma das personagens de destaque além da protagonista. Apesar de não ter existido na vida real, ela é inspirada na editora de revistas Jessica Ainscough.
Assim como Milla faz na série, Jessica foi diagnosticada com câncer e abandonou o tratamento para recorrer a métodos alternativos e sem comprovação científica, incluindo a terapia do Instituto Hirsch — que na vida real é chamado Gerson —, que ela alegou ter funcionado.
De maneira semelhante ao que é retratado em Vinagre de Maçã, Jessica Ainscough decidiu divulgar a iniciativa em um blog que ficou popular em toda a Austrália. Na história verdadeira, Ainscough e Gibson se conheceram, já que frequentavam os mesmos círculos de bem-estar, mas não alimentaram uma rivalidade como é retratado na produção da Netflix.
O que aconteceu com Jessica Ainscough (a verdadeira Milla Blake)
Infelizmente, a história de Jessica Ainscough é parecida com a de Milla Blake em Vinagre de Maça. Ela faleceu de câncer em 2015 aos 29 anos, cerca de cinco anos depois do diagnóstico. Algum tempo antes, a mãe dela também abandonou o tratamento convencional e morreu vítima da doença.
Outro fato real na produção da Netflix é a invasão no funeral de Ainscough. Assim como mostrado na série, Belle Gibson apareceu no enterro da influenciadora para mostrar “que estava mais abalada do que qualquer pessoa”, segundo os jornalistas.
De acordo com a Netflix, a história tem como objetivo mostrar que promessas milagrosas e supostamente eficazes e naturais divulgadas na internet podem ser perigosas.
+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã: O que é verdade na nova produção da Netflix?
+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã: O que aconteceu com Belle Gibson e onde ela está hoje?
+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã: A verdadeira Belle Gibson participou da série?