Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Whoopi Goldberg é criticada após afirmar que 'Holocausto não foi sobre raça'; entenda

Após diversas críticas às afirmações de Whoopi Goldberg sobre o Holocausto, a atriz norte-americana pediu desculpas

Redação Publicado em 01/02/2022, às 10h06 - Atualizado em 07/02/2022, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Whoopi Goldberg (Foto: Getty Images / Paul R. Giunta)
Whoopi Goldberg (Foto: Getty Images / Paul R. Giunta)

Whoopi Goldberg afirmou, durante o programa de televisão The View, que o Holocausto “não foi sobre raça”. A atriz justificou que o genocídio envolveu “dois grupos de brancos” — e a declaração repercutiu negativamente nas redes sociais, levando a estrela a se desculpar.

Segundo informações do Globo, a discussão começou quando o programa abordou a notícia de que um conselho escolar dos EUA proibiu o acesso de alunos à HQ Maus, que aborda os campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A justificativa da decisão foi de que a "profanação, nudez e representação de suicídio" na obra seriam inadequadas para as crianças.

+++LEIA MAIS: Após ganhar o Oscar, Whoopi Goldberg pagou jantar para atrizes concorrentes

Diante da notícia, Whoopi Goldberg explicou: “Estou surpresa que o que os deixou desconfortáveis foi o fato de haver alguma nudez. Quero dizer, é sobre o Holocausto, o assassinato de seis milhões de pessoas, isso não incomoda? Se você vai fazer isso, então vamos ser sinceros: o Holocausto não foi sobre raça. Não, não foi sobre raça.”

Em seguida, Joy Behar rebateu a declaração de Goldberg e afirmou que os nazistas acreditavam, de fato, que os judeus seriam de uma raça diferente. A atriz continuou: “Mas não é sobre raça. Não é. É sobre a desumanidade do homem para outro homem.”

+++LEIA MAIS: Whoopi Goldberg pede que Disney construa Wakanda nos parques de diversão

A apresentadora Ana Navarro, então, respondeu: “Mas é sobre supremacia branca. Trata-se de ir atrás de judeus.” A fala foi novamente rebatida por Goldberg, que justificou: “Mas estes são dois grupos de pessoas brancas.”

Whoopi Goldberg pede desculpas

Devido às declarações, Whoopi Goldberg foi criticada por perfis nas redes sociais. A ONG Stop Antisemitism, por exemplo, disse que os comentários da atriz “minimizaram” o trauma e o sofrimento causados ​​pela atrocidade.

+++LEIA MAIS: Whoopi Goldberg quer ser a primeira americana a interpretar Doctor Who

Com a repercussão, a atriz usou o Twitter para se desculpar: "No programa de hoje, eu disse que o Holocausto 'não era sobre raça, mas sobre desumanidade de um homem contra outro'. Eu devia ter dito que era sobre as duas coisas. (...) Os judeus em todo o mundo sempre tiveram meu apoio e isso nunca vai mudar. Peço desculpas por qualquer dor que tenha causado."